00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
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Tipo: Dissertação
Título: A extensão universitária e a formação profissional em cursos de graduação em saúde
Título(s) alternativo(s): The university extension and vocational training in graduation courses in health
Autor(es): Porto, Vanessa Fernandes de Almeida
Primeiro Orientador: Sampaio, Josineide Francisco
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Medeiros, Mércia Lamenha
metadata.dc.contributor.referee1: Coelho , Jorge Artur Peçanha de Miranda
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Paulo José Medeiros de Souza
Resumo: A vivência extensionista revela-se fundamental na formação universitária, possibilitando experiências diversificadas aos discentes, muito além daquelas obtidas nos moldes bancários de formação profissional. Este trabalho acadêmico de conclusão de curso consta de um artigo científico, oriundo de uma pesquisa desenvolvida no campo de trabalho da mestranda e de um produto técnico voltado para o tema. O estudo que gerou o artigo científico teve como objetivo analisar como a extensão universitária se constitui na formação de discentes dos cursos da saúde de uma Instituição Pública de Ensino Superior de Alagoas. Apresenta desenho metodológico transversal, de abordagem quantitativa e amostragem não probabilística. Participaram desta pesquisa 411 acadêmicos, de 05 cursos de graduação em saúde, que responderam a um instrumento constituído por questões relacionadas à identificação do perfil do discente e 04 escalas validadas e adaptadas de acordo com o objetivo da pesquisa. Para análise de dados, foram realizadas estatísticas descritivas, frequência por item, por fator, por turma e por curso. Identificou-se que 301 participantes eram do gênero feminino, representando a maioria dos entrevistados. Quanto aos cursos, a amostra se distribuiu de forma equitativa, sendo 115 do curso de Medicina, 87 de Fisioterapia, 80 de Enfermagem, 75 de Fonoaudiologia e 54 de Terapia Ocupacional. Quanto à participação em atividades de extensão, 315 discentes informaram que participavam de ações extensionistas, sendo 247 de ligas acadêmicas, enquanto apenas 11 alunos participavam de programas e 46 de projetos. Verificou-se que a extensão universitária se constitui como uma atividade importante na formação dos discentes dos cursos da saúde, por apresentarem uma alta expectativa em aplicar os conhecimentos que foram ensinados nas atividades de extensão, bem como por se sentirem motivados a aplicá-los na sua formação e atuação profissional. Identificou-se também os aspectos que necessitam ser observados para aprimorar a política de extensão da Instituição e ampliar a participação acadêmica. A partir destes resultados, foi desenvolvido um produto: Feedback Reflexivo para os gestores e representantes discentes sobre os resultados da pesquisa e elaboração de propostas de intervenção a serem implementadas no âmbito da extensão, na Uncisal. A oficina se constituiu em uma estratégia importante para reflexão sobre a extensão, visto que os participantes demonstraram a necessidade e o anseio de que espaços como este existissem regularmente, para assim aperfeiçoar as atividades extensionistas da Instituição.
Abstract: The outreach experience reveals to be fundamental in academic education, allowing various experiences to students, beyond those obtained through the banking conception of professional qualification. This graduate thesis consists of one scientific article from a research developed in the work field of a master's student and a technical product themeoriented. The study that generated the scientific article aimed to analyze how the university outreach is constituted in undergraduate health academic education of a public higher education institution in Alagoas state. This is a cross-sectional study with a quantitative approach and non-probabilistic sampling. 411 students participated in the study, from 05 health undergraduate majors, who answered to an instrument composed by questions related to the student profile identification and 04 validated and adapted scales according to the study goal. Data analysis was performed by descriptive statistics, frequency per item, factor, class and undergraduate major. It was identified that 301 of the participants were female, representing the majority of the interviewees. The sample was equally distributed among the majors, being 115 from Medicine, 87 from Physical Therapy, 80 from Nursing, 75 from Speech-Language Pathology, and 54 from Occupational Therapy. 315 students informed that participate in community outreach activities, being 247 in academic leagues, while only 11 students participate in programs and 46 in projects. It was verified that university outreach consists as an important activity in health undergraduate student education, since it presents high expectation in applying knowledge that was taught in university outreach activities, as well as feeling motivated to apply them to their academic education and professional performance. The aspects that need to be observed to improve the university outreach politics and to broaden academic participation were also identified. From these results, one product was developed: Reflexive Feedback to managers and student representatives about the research results and formulation of intervention proposals to be implemented within the scope of outreach activities, at UNCISAL. The workshop was constituted as an important strategy for reflection about outreach activities, since participants demonstrated the need and wish that there were spaces like that regularly, therefore improving the university outreach activities.
Palavras-chave: Saúde – Ensino superior
Saúde – Formação discente
Extensão universitária
Formação profissional
Health education
Qualification
University outreach
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
Citação: PORTO, Vanessa Fernandes de Almeida. A extensão universitária e a formação profissional em cursos de graduação em saúde. 2017. 70 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1786
Data do documento: 26-abr-2017
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