00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rodrigo de Barros Paes, Rodrigo de Barros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1967806680644977pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Márcio de Medeiros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9300936571715992pt_BR
dc.contributor.referee2Gheyi, Rohit-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2931270888717344pt_BR
dc.creatorSilva, Maria Helynne Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0083501002808456pt_BR
dc.date.accessioned2017-06-14T21:57:35Z-
dc.date.available2017-06-01-
dc.date.available2017-06-14T21:57:35Z-
dc.date.issued2015-03-27-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Helynne Lima. Soft skills do programador de software: abordagem conceitual e definição de métricas para identificação automática no contexto de um sistema de juiz online. 2015. 68 f. Dissertação (Mestrado em Informática) – Instituto de Computação, Programa de Pós Graduação em Informática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1726-
dc.description.abstractSoft skills are characteristics associated with an individual’s personality. They are relevant to professional qualification because they improve the performance at work. Since they are important, Information Technology companies need to understand the soft skills to each role in software development process. Additionally, during the hiring process these companies need to identify soft skills in candidates to find out which one of them have the required characteristics to fit the available jobs. However, soft skills identification is a hard task because it takes time to know an individual’s behavior and normally uses interviews or recommendations. Therefore, we notice a lack of automatic approaches in this context. This dissertation proposes a strategy to minimize the problem of soft skills identification. The strategy focus on the role of software programmers and it aims to find ways to automatically identify soft skills of individuals in this role. To do so, we propose a set of metrics that evaluate soft skills. We collect the metrics from an online judge system, according to its users’ performance and activities. To evaluate the metrics, we conduct an empirical study regarding 56 students of programming courses. Our results indicate that the metrics to identify Analytical and solving problems skills, Attention to details, Fast learning and Persistence are satisfactory. On the other hand, Communication and Work independently skills did not reach significant results.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Informáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSoft skillspt_BR
dc.subjectProgramador - Softwarept_BR
dc.subjectMétricaspt_BR
dc.subjectProgrammer-Softwarept_BR
dc.subjectMetricspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleSoft skills do programador de software: abordagem conceitual e definição de métricas para identificação automática no contexto de um sistema de juiz onlinept_BR
dc.title.alternativeSoft skills of software programmer: conceptual approach and definition of metrics for automatic identification in the context of an online judge systempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoSoft skills são características associadas a personalidade de um indivíduo. Consideradas relevantes para compor o perfil de um profissional qualificado, elas melhoram o desempenho no trabalho. Diante de sua importância, empresas de Tecnologia da Informação precisam entender quais soft skills são necessárias para cada papel no processo de desenvolvimento de software. Além disso, durante o processo de contratação, essas empresas precisam identificar soft skills em candidatos a fim de descobrir quais deles possuem as características exigidas para os cargos disponíveis. No entanto, a identificação de soft skills é uma tarefa difícil, pois exige conhecer um indivíduo e seu comportamento por um tempo. Normalmente também requer esforços como entrevistas e recomendações, tendo sido observada a falta de abordagens automáticas nesse contexto. Esta dissertação propõe uma estratégia para minimizar o problema da identificação de soft skills. Tal estratégia foca no papel do programador de software e tem como objetivo encontrar formas para identificar automaticamente soft skills de indivíduos nesse papel. Para isso, propomos um conjunto de métricas que pontuam soft skills. Coletamos essas métricas a partir de um juiz online, de acordo com o desempenho e atividades de usuários no sistema. Para avaliar as métricas propostas, conduzimos um estudo empírico envolvendo 56 estudantes de cursos de programação. Nossos resultados indicam que as métricas para identificar as soft skills Análise e resolução de problemas, Atenção a detalhes, Aprendizagem rápida e Persistência são satisfatórias. Por outro lado, as métricas relativas às soft skills de Comunicação e Trabalho independente não alcançaram resultados significativos.pt_BR
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