00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1671
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Póvoa, Raner Miguel Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1191069615702349pt_BR
dc.contributor.referee1Coelho, Jorge Artur Peçanha de Miranda-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4791933287778887pt_BR
dc.contributor.referee2Melo Neto, Valfrido Leão de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3294574462181181pt_BR
dc.creatorSantos , Alysson Cavalcante dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1119158922642151pt_BR
dc.date.accessioned2017-05-24T01:49:05Z-
dc.date.available2017-05-23-
dc.date.available2017-05-24T01:49:05Z-
dc.date.issued2016-12-05-
dc.identifier.citationSANTOS, Alysson Cavalcante dos. Análise da correlação neuropsicólogica entre as funções executivas, a impulsividade e a ansiedade em pré-vestibulandos. 2016. 72 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) –Instituto de Psicologia, Programa de Pós Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1671-
dc.description.abstractMany young people when they get to high school live the dilemma of having to choose a profession that will follow. It is a process that can be marked by doubts, insecurity, social pressures and anxiety. This process favors the expression of anxious behaviors that, when they cease to be functional for the subject, affect the performance during the day of the tests. This work is the result of a quasi-experimental study that aimed to assess the impact of the entrance exam on executive functions and anxiety in pre-college students and how these factors influence the performance of these students, considering the neuropsychology as a fundamental process in the evaluation. Counted on a sample of 120 subjects, divided into three groups: 40 pre-college students, 40 students of the 2nd high school year and 40 university students of the 1st and 2nd semesters. It was used in this study a flexible battery of neuropsychological tests designed especially for evaluation of some components of executive functions: Maze Test, the BIS-11, the Digit Span, the IGT, the Stroop Test, and the BAI. The results of pre-college students, before and after ENEM, were related as well to high school and university students. The findings show that in the pre-college students group there was a significant increase in anxiety before the test compared to post-completion of the test. However, it is clear that anxiety was not harmful to students, since those with more anxiety mostly took higher test scores. Among the group of university and high school students, it was a better performance among university students, indicating that among this group executive functions are better consolidated than in the high school group.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNeuropsicologiapt_BR
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médio (ENEM)pt_BR
dc.subjectAnsiedade. Jovens – Funções executivaspt_BR
dc.subjectImpulsividadept_BR
dc.subjectNeuropsychologypt_BR
dc.subjectImpulsivitypt_BR
dc.subjectAnxietypt_BR
dc.subjectExecutive functionspt_BR
dc.subjectEducational Evaluationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleAnálise da correlação neuropsicólogica entre as funções executivas, a impulsividade e a ansiedade em pré-vestibulandospt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the neuropsychological correlation between executive functions, impusivity and anxiety in pre-collegept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoMuitos jovens, quando chegam ao Ensino Médio, vivem o dilema de ter que escolher a profissão que irão seguir. É um processo que pode ser marcado por dúvidas, insegurança, pressões sociais e ansiedade. Este processo favorece a manifestação de comportamentos ansiosos que, quando deixam de ser funcionais para o sujeito, prejudicam o desempenho durante o(s) dia(s) de realização das provas. O presente trabalho é resultante de um estudo quase-experimental e que teve como objetivo avaliar aassociação entre as funções executivas, impulsividade e ansiedade em pré-vestibulandos e como esses fatores influenciam no desempenho desses alunos, considerando a neuropsicologia como um processo fundamental nessa avaliação. Contou-se com uma amostra de 120 sujeitos, distribuídos em três grupos: 40 pré-vestibulandos, 40 estudantes do 2º Ano do Ensino Médio e 40 universitários do 1º e 2º semestres. Foi utilizado no presente estudo uma bateria flexível de testes neuropsicológicos especialmente projetados para avaliação de alguns componentes das funções executivas: Testes de Labirinto, a BIS-11, o Digit Span, o IGT, o Teste de Stroop e o BAI. Foram correlacionados os resultados dos pré-vestibulandos antes e depois da prova do ENEM, bem como dos estudantes do Ensino Médio com o dos universitários. As conclusões apontam que no grupo dos pré-vestibulandos houve um aumento significativo na ansiedade antes da realização da prova, comparado a pós-realização da prova. No entanto, percebeu-se que a ansiedade não foi prejudicial aos alunos, uma vez que aqueles com mais ansiedade em sua maioria tiraram notas maiores nas provas. Entre o grupo dos universitários e dos alunos do Ensino Médio viu-se um melhor desempenho entre os universitários, o que indica que entre esse grupo as funções executivas estão melhor consolidadas que no grupo do Ensino Médio.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.