00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
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Tipo: Dissertação
Título: A avaliação dos discentes do curso de Medicina de uma universidade federal do Nordeste na percepção dos docentes
Título(s) alternativo(s): Students of a federal university of the brazilian northeast's evaluation of the perception of their teachers
Autor(es): Passos, Rafaela Tenório
Primeiro Orientador: Soares, Francisco José Passos
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Lenilda Austrilino
metadata.dc.contributor.referee2: Swarowsky, Graciliana Elise
Resumo: O campo da educação vem sofrendo importantes mudanças ao longo dos últimos anos, e cada vez mais se torna difícil entender a complexidade que envolve o ato de educar. No Brasil, de acordo com a LDB, a educação é dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, e tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Sabe-se que a educação não é neutra, sofre forte influência política, que define os objetivos educacionais baseados na lógica de mercado produtivista e capitalista. Nessa perspectiva, as práticas avaliativas surgem como estratégias de controle para garantir uma formação profissional adequada ao trabalho organizado em metas e produtividade, característico do sistema político e produtivo econômico neoliberal. A ênfase incide na avaliação e mensuração de comportamentos e atitudes que devem atender a objetivos pré-definidos, crescendo assim a perspectiva punitiva e classificatória da avaliação. No âmbito da FAMED/UFAL, a avaliação tem sido alvo de críticas internas desde a implementação do novo currículo, e há um descontentamento docente-discente em relação a esse elemento pedagógico. O presente estudo objetivou promover uma compreensão mais ampla sobre o fenômeno da avaliação do discente no curso de medicina da UFAL sob a perspectiva dos docentes. Para desenvolvimento da pesquisa, optamos pelo método qualitativo, de caráter exploratório, utilizando como estratégia de investigação a fenomenografia. O estudo revelou três perfis de avaliadores; os tradicionais; os criteriais, e os que investem em uma avaliação diagnóstica. Além disso, verificou-se insuficiência de conhecimento teórico sobre o processo de avaliar e sobre a relação do trabalho docente com o mundo globalizado e capitalizado; resistência para o trabalho em equipe; insuficiência dos modos de relação para o planejamento e tomada de decisões; insuficiência ou negação da compreensão do papel político-pedagógico transformador, emancipador. Este estudo gerou um relatório técnico, elaborado em dois formatos, escrito e vídeo, destinado à coordenação, colegiados e docentes do curso de medicina FAMED/UFAL. Nele, estão apresentados os resultados da pesquisa, bem como algumas recomendações para o desenvolvimento institucional e docente no campo da avaliação.
Abstract: The educational field has been suffering with important changes through the past few years and it is getting harder to understand how complex is to educate. In Brazil, according to the "Lei de Diretrizes Básicas da Educação" (Statute of Basic Guidelines to Education - SBGE - in free translation to English), providing education is an obligation of the family and the State, inspired by principles of freedom and ideals of human sympathy, and it is meant to allow the students complete development, their preparation to exert their rights and duties with society and their professional qualification. It is known that the Education is not an impartial field, but it is under strong politic influence, making the educational aims to be based on market logics, productionist and capitalist. Thought this perspective, the way teachers evaluate have turned into a strategy to control the professional formation in accordance with work organized in productivity and goals, typical of the political and productive neoliberal economic system. The emphasis is on the evaluation and measurement of behaviours and attitudes that must meet pre-defined objectives, thereby increasing the punitive and classificatory perspective of evaluation. At the Schoolof Medicine in the Federal University of Alagoas (Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas - FAMED-UFAL), the evaluations have been the subject of internal criticism since the implementation of the new curriculum and there is a teacher-student discontent regarding this educational element. This study aimed to promote a broader understanding of the student's evaluation at FAMED-UFAL under the teachers' perspective. For technical research reasons, the qualitative method was chosen to develop the research, using an exploratory approach and phenomenography as a research strategy. The study revealed three different profiles of evaluators; the orthodox; the insightful and the evaluator that invests in a diagnostic evaluation. In addition, there was insufficient theoretical knowledge about the evaluation process and the relationship of teaching to the globalized and capitalized world; resistance to teamwork; failed modes of relating planning and decision- making; failure or denial of understanding of the political-pedagogical transformative emancipatory role. This study generated a technical report in two formats, written and filmed, for the coordination, collegiate and teachers of the course medicine course of FAMED / UFAL. It presents the results of research as well as some recommendations for institutional development and teaching in the field of evaluation.
Palavras-chave: Avaliação educacional
Educação médica
Educational assessment
Medical education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
Citação: PASSOS, Rafaela Tenório. A avaliação dos discentes do curso de Medicina de uma universidade federal do Nordeste na percepção dos docentes. 2015. 54 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1653
Data do documento: 5-nov-2015
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