00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Tese
Título: Estilo e catacrese de uma professora da rede pública de Maceió/AL em contextos de precarização
Título(s) alternativo(s): Teacher’s style and catachresis in the public system in a context of precariousness
Autor(es): Araújo, Isabela Rosália Lima de
Primeiro Orientador: Pizzi, Laura Cristina Vieira
metadata.dc.contributor.referee1: Fumes, Neiza de Lourdes Frederico
metadata.dc.contributor.referee2: Francisco, Deise Juliana
metadata.dc.contributor.referee3: Gonçalves, Helenice Maia
metadata.dc.contributor.referee4: Lopes, Maria Amélia da Costa
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo entender como uma professora do Ensino Fundamental I, de uma escola pública estadual localizada no Município de Maceió/AL, desenvolve o estilo e a catacrese em contextos de precarização. Estilo e catacrese são categorias desenvolvidas pela Clínica da Atividade que representam parte da singularidade do sujeito, sendo o estilo o modo pessoal de apropriação do gênero coletivo e catacrese, uma (re) criação do profissional em busca de melhoras para sua atividade. A precarização da escola se manifestou de forma agravante durante toda a pesquisa. Os pressupostos epistemológicos orientadores da pesquisa são as teorias histórico-cultural e a Clinica da Atividade. As técnicas utilizadas foram: história de vida, entrevista recorrente, entrevistas semi-estruturada e centralizada, análise documental, sessões de observações e filmagens e de autoconfrontações simples. Nos resultados, identificamos que a professora tem um estilo tradicional e reproduz experiências educacionais de seus antigos professores. A subjetividade aparece forte na sua atividade docente e a falta de um coletivo profissional, de formação continuada de qualidade e o contexto precário colaboram para as ações predominantemente reprodutivas, subjetivas e de tendência tradicional, dessa professora.
Abstract: This research aims to understand how a teacher of elementary school, a public school located in the city of Maceió / AL, develops the style and catachresis in precarious contexts. Style and catachresis are categories developed by the Clinical Activity representing part of the subject's uniqueness, style and the personal mode of appropriation of collective gender and catachresis, a (re) creation of professional looking for improvements to their activity. The school insecurity manifested itself in aggravating way throughout the research.The guiding epistemological presuppositions of the research are the cultural-historical theories and the Clinical Activity. The techniques used were: life history, recurring interviews, semi-structured and centralized interviews, documental analysis, footages and observation sessions and simple self-confrontations. As the results, we found out that the teacher has a traditional style and plays educational experiences of his former teachers. Subjectivity appears strong in their teaching activity and the lack of a professional group, continuing education of quality and precarious context collaborate to the predominantly reproductive actions, subjective and traditional trend, this teacher.
Palavras-chave: Estilo
Catacrese
Precarização
Atividade Docente
Autoconfrontação
Professor - formação
Ensino fundamental
Escolas públicas
Style
Catachresis
Precariousness
Teacher activity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: ARAÚJO, Isabela Rosália Lima de Araújo. Estilo e catacrese de uma professora da rede pública de maceió/ AL em contextos de precarização. 2015. 189 f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1637
Data do documento: 5-jun-2015
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