00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1629
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cêa, Georgia Sobreira dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0367133856835297pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Sandra Regina Paz da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8370670998648144pt_BR
dc.contributor.referee1Cavalcante, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6428711681688374pt_BR
dc.contributor.referee2Barreyro, Gladys Beatriz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7838269174931334pt_BR
dc.creatorSantos, Lavoisier Almeida dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2157875252712626pt_BR
dc.date.accessioned2017-03-08T22:38:38Z-
dc.date.available2017-03-08-
dc.date.available2017-03-08T22:38:38Z-
dc.date.issued2016-11-23-
dc.identifier.citationSANTOS, Lavoisier Almeida dos. Reforma universitária e flexibilização curricular: uma análise do reuni no agreste alagoano. 2016. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1629-
dc.description.abstractThe research entitled University Reform and Curriculum Flexibilization: a REUNI analysis in the harsh area in Alagoas, aims to analyze the implementation of curricular flexibility in the course of Pedagogy of the Federal University of Alagoas (UFAL), Campus Arapiraca, within the period of 2011 and 2016 when the first class of that course, offered at night, was paid up. The curricular flexibility of undergraduate courses, defined as one of the principles of the Programme of Restructuring and Expansion of Federal Universities (REUNI) was embodied during the expansion towards the countryside process of UFAL, through the curricula organization in three pillars of knowledge: initial, intermediate and professional. Despite the philosophical argument advocated by the authors of the expansion Project in UFAL (2005) to justify the curricular flexibilization in order to reorganize former high school students‟ minds, preparing them for university life, the way that it was operationalized reveals economistic aspect of the expansion of this educational level proposed by REUNI through the optimization principle, generating a series of difficulties for students and teachers of that Campus. The methodological / operational format of this study was defined by a case study, systematized in three parts: 1. Selection and delimitation of the case; 2. Field research; 3. Organization and report writing. To achieve its goal, the research was based on theoretical and methodological historical as well as dialectical materialism and literature review, documentary study, application and analysis of questionnaires, conducting and analysis of semi-structured interviews as its main procedures. The data and information resulting from such research were treated by content analysis technique.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrasil – Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI)pt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.subjectCurso de Pedagogiapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectCurricular flexibilizationpt_BR
dc.subjectPedagogie coursept_BR
dc.subjectFederal University of Alagoaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleReforma universitária e flexibilização curricular: uma análise do reuni no agreste alagoanopt_BR
dc.title.alternativeUniversity reform and curriculum flexibilization: a reuni analysis in the harsh area in Alagoaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA pesquisa intitulada Reforma Universitária e Flexibilização Curricular: uma análise do REUNI no Agreste alagoano teve como objetivo analisar a implementação da flexibilização curricular no curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus Arapiraca. O recorte temporal do estudo cobre o período de 2011 a 2016, quando foi integralizada a primeira turma do referido curso, ofertada no período noturno. O formato metodológico/operacional do presente estudo foi definido por meio de um estudo de caso, sistematizado em três partes, a saber: 1) Seleção e delimitação do caso; 2) Trabalho de campo; 3) Organização e redação do relatório. Para alcançar seu objetivo, a pesquisa teve como referencial teórico-metodológico o materialismo histórico-dialético e como principais procedimentos a revisão de literatura, o estudo documental, a aplicação e análise de questionários, a realização e análise de entrevistas semiestruturadas. Os dados e informações resultantes dessa investigação foram tratados por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Como resultado, o estudo aponta que, apesar do argumento filosófico, defendido pelos autores do Projeto de Interiorização da UFAL (2005) para justificar a flexibilização curricular, de reorganizar a cabeça do aluno egresso do ensino médio, preparando-o para a vida universitária, a forma que a mesma foi operacionalizada revela o caráter economicista da expansão desse nível de ensino proposto pelo REUNI por meio do princípio de otimização, gerando uma série de dificuldades aos alunos e professores do referido Campus. Assim, conclui-se que a universidade que chega ao agreste alagoano realiza um movimento misto de aspectos positivos e negativos referentes ao processo de ampliação do acesso à educação superior no estado de Alagoas. Porém, seu modelo curricular, flexibilizado em troncos de conhecimento, materializa um modelo universitário precarizado que privilegia o ensino em detrimento da pesquisa e da extensão.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Reforma universitária e flexibilização curricular - uma análise do reuni no agreste alagoano.pdf3.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.