00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1589
Tipo: Tese
Título: “A gente tá fazendo um feitiço”: cultura de pares e experiência estética no ateliê de artes plásticas em contexto de educação infantil
Título(s) alternativo(s): “We’re making a charm”: peer culture and aesthetic experience in the atelier of plastic arts in the context of children education
Autor(es): Ferreira, Paulo Nin
Primeiro Orientador: Haddad, Lenira
metadata.dc.contributor.referee1: Menezes, Anderson Alencar
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Walter Matias
metadata.dc.contributor.referee3: Pedrosa, Maria Isabel Patrício de Carvalho
metadata.dc.contributor.referee4: Ostetto, Luciana Esmeralda
Resumo: Este trabalho tem por objetivo refletir sobre o papel das interações sociais de crianças para o processo de construção de produções artísticas em dinâmicas lúdicas e imaginativas, compreendidas como parte integrante da cultura de pares, em ambiente de ateliê de artes plásticas em escola de Educação Infantil. Busca compreender o papel das interações de pares de crianças na expressão de suas linguagens plásticas, no momento em que as criam de forma compartilhada, partindo do princípio de que a socialização e as culturas infantis são fenômenos situados, isto é, "acontecem" em contextos sociais, históricos, culturalmente determinados. A pesquisa se apoia na perspectiva psicoetológica de Ana Maria Almeida Carvalho e Maria Isabel Pedrosa, na Sociologia da infância de Willian Corsaro e em conceitos sobre a imaginação de Tania Zittoun e Frédéric Cerchia. A tese aqui defendida é que as produções visuais de crianças, compreendidas como parte constitutiva da cultura infantil, são construções instadas em interações sociais de pares, uma vez que estas propiciam processos de significações eivados de imaginação, em espaço pedagógico adequado às exigências das crianças, ou seja, circunscritos pela concepção de que elas são agentes de seus desenvolvimentos, criações, apropriações e transmissões da cultura. A pesquisa de campo, de tipo interpretativo, foi realizada em uma escola de educação infantil da rede pública municipal de Maceió, Alagoas, com 11 crianças de 4 a 5 anos de idade. Uma das salas ambiente da escola, utilizada para leitura e vídeo, foi reorganizada para fins da pesquisa com a introdução de um espaço de ateliê de artes plásticas, com mobiliário e materiais necessários para a produção pelas crianças de trabalhos de desenho, colagem, pintura, modelagem e construção. Foram realizadas 12 sessões, no formato de oficina de artes plásticas, com duração de 45 minutos cada, duas vezes por semana, entre os meses de julho e outubro de 2016, onde as crianças atuaram na produção compartilhada de objetos visuais, em duas etapas. Uma etapa de apropriação do ateliê na qual o grupo foi dividido em dois subgrupos, e uma etapa final de estabilização, com todas as crianças. Em todas as sessões as ações e falas das crianças foram videogravadas e as produções visuais fotografadas. Após o exame das sessões, foram selecionados alguns episódios para serem transcritos na íntegra, cujas narrativas descrevem as ações, gestos, olhares, expressões faciais e falas. Estas transcrições serviram de base para uma microanálise das interações entre os diversos atores, no contexto de ateliê de artes plásticas para crianças com seus materiais específicos. A análise evidenciou que as significações construídas pelas crianças são afetadas pelas disposições concretas do espaço e dos materiais, indicando a importância do contexto para as trocas simbólicas e a construção da cultura de pares, incitando a imaginação em processos de compartilhamento que se configuram como uma cultura visual de pares.
Abstract: This paper aims to reflect on the role of social interactions between children in the process of building artistic productions in playful and imaginative dynamics, understood as an integral part of the peer culture in settings of art studios in preschools. It seeks to understand the role of children’s peer interactions in the expression of their plastic languages, at the time children create them in a shared manner, assuming that socialization and children’s cultures are situated phenomena, i.e., they “happen” in social, historical, and culturally determined contexts. The research is based on the psychoethological perspective of Ana Maria Almeida Carvalho and Maria Isabel Pedrosa, on children’s sociology of William Corsaro and on concepts about the imagination of Tania Zittoun and FrédéricCerchia. My thesis is that the visual productions of children, understood as a constituent part of children’s culture, are urged constructions in social peer-to-peer interactions, as they propitiate signification processes riddled with imagination in a teaching space adequate to the needs of children, i.e., processes circumscribed by the notion that children are agents of their own development, creations, appropriations and cultural transmission. The interpretative field research, was conducted in a public municipal preschool of Maceió, Alagoas, with eleven 4- to 5-year-old children. One of the school classrooms, used as a reading and video room, was reorganized for the purpose of this research with the introduction of a space for an art studio, with furniture and materials needed for children’s production of drawings, collage, paintings, modeling, and construction. Twelve 45-minute long sessions were held in the format of art class, twice a week, between July and October 2016, where children worked in the shared production of visual objects, in two phases. The first, a familiarization phase of the art studio in which the group was divided into two subgroups, and a final phase, in which all children were brought together. In all sessions, children’s actions and conversations of were videotaped and the visual productions were photographed. After examining the sessions, a few episodes, whose narratives describe the actions, gestures, looks, facial expressions and words, were selected to be fully transcribed. These transcriptions were the basis for a microanalysis of the interactions between the various actors in the context of the art studio for children with their specific materials. The analysis showed that the meanings constructed by children are affected by space and materials’ specific arrangement, indicating the importance of the context for symbolic exchanges and for the construction of peer culture, inciting the imagination in sharing processes that constitute a visual peer culture.
Palavras-chave: Interação social
Educação infantil
Cultura
Crianças
Arte
Social interaction
Child education
Culture
Children
Art
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: FERREIRA, Paulo Nin. “A gente tá fazendo um feitiço”: cultura de pares e experiência estética no ateliê de artes plásticas em contexto de educação infantil. 2016. 202 f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1589
Data do documento: 19-dez-2016
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.