Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1585
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Lopes, Adna de Almeida | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4061859895008214 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cavalcante, Maria Auxiliadora da Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6495492068805035 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Fabiana Pincho | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5480057780463997 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Silveira, Maria Inez Matoso | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1877904100434370 | pt_BR |
dc.creator | Rocha, Flávia Leônia Ferreira da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8519588355539400 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-02-23T15:54:17Z | - |
dc.date.available | 2017-02-18 | - |
dc.date.available | 2017-02-23T15:54:17Z | - |
dc.date.issued | 2016-11-30 | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Fláva Leônia Ferreira da. A referenciação em retextualização de “Vidas Secas”, por alunos de uma escola pública de Alagoas. 2016. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1585 | - |
dc.description.abstract | This material presents the result of a research done in a public school from the RedeEstadual de Alagoas, along with students from the 8th and 9th grades of the Educação de Jovens e Adultos/ EJA (Education for young and adults), and it has as objective to analyze the referencing and the effects of these uses on the text in retextualization of three chapters from Graciliano Ramos‘ work VidasSecas: Mudança, Fuga and Cadeia. Therefore, a didactic sequence was developed with many textual production activities, specifically the retextualizations, for the constitution of the corpus, which analysis is based on authors studies, among others: Koch (2005); Antunes (2005, 2010); Marchuschi (2008); Koch & Elias (2014); Magalhães (2016); Apothéloz (2016); Apothéloz&Chanet (2016); Conte (2016); Francis (2016) and Mondada& Dubois (2016). There were collected 24 texts, of which six were taken to the analysis of the referencing ways. The results reaffirmed the importance of the reflection about referencing in the reading and text writing process by the students, a matter that has to be discussed more frequently in the Portuguese classes planning. Besides, we confirmed, by the work developed in the classroom, a strong advance in the written productions made by EJA students. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - ProfLetras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Produção escrita | pt_BR |
dc.subject | Retextualização | pt_BR |
dc.subject | Referenciação | pt_BR |
dc.subject | Written production | pt_BR |
dc.subject | Retextualization | pt_BR |
dc.subject | Referencing | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
dc.title | A referenciação em retextualização de “Vidas Secas”, por alunos de uma escola pública de Alagoas | pt_BR |
dc.title.alternative | The referencing in retextualizations of “Vidas Secas” by students of a public school of Alagoas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa realizada em uma escola pública da Rede Estadual de Alagoas, com alunos dos 8º e 9º períodos da Educação de Jovens e Adultos/EJA, e tem como objetivo analisar as formas de referenciaçãoe os efeitos desses usos no texto em retextualizações de três capítulos da obra Vidas Secas, de Graciliano Ramos: Mudança, Fuga e Cadeia. Para tanto, foi desenvolvida uma sequência didática com várias atividades de produção textual, especificamente as retextualizações para a constituição do corpus, cuja análise está fundamentada em estudos de autores, dentre outros: Koch (2005); Antunes (2005, 2010);Marchuschi (2008); Koch & Elias (2014); Magalhães (2016); Apothéloz (2016); Apothéloz&Chanet (2016); Conte (2016); Francis (2016) e Mondada &Dubois(2016). Foram coletados 24 textos dos quais seis foram tomados para a análisedas formas de referenciação. Os resultados reafirmam a importância da reflexão sobre a referenciação no processo de leitura e escrita de textos pelos alunos, uma questão que precisa ser discutida mais frequentemente no planejamento das aulas de Português. Além disso, confirmamos, pelo trabalho desenvolvido em sala, um avanço significativo nas produções escritas dos alunos da EJA. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A referenciação em retextualizações de Vidas Secas por alunos de uma escola pública de Alagoas.pdf | 6.49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.