00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1578
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Amurabi Pereira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8355859619672329pt_BR
dc.contributor.referee1Kabengele, Daniela do Carmo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9179810811211982pt_BR
dc.contributor.referee2Amorim, Roseane Maria de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8200426055017604pt_BR
dc.creatorRamos, Adjane dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9697458674617643pt_BR
dc.date.accessioned2017-02-23T12:00:35Z-
dc.date.available2017-02-13-
dc.date.available2017-02-23T12:00:35Z-
dc.date.issued2016-05-17-
dc.identifier.citationRAMOS, Adjane dos Santos. As relações etnico-raciais no cotidiano escolar: reflexões a partir de uma escola pública estadual de Maceió. 2016. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1578-
dc.description.abstractThe ethnic-racial relations in Brazil are contained in unequal contexts that reflect the ways in which the country was formed from enslavement. Thus the country was marked by racism and especially the exclusion of blacks. Thus, social institutions, especially the school is not exempt from this reality, since the racial conflicts are present in society due to the inheritance of a past forged by our shared values and habits in a process that favors a single racial segment. Therefore, the school is a space in which they live subjects of different ethnicities, genders and subjectivities. In this perspective we can observe the importance of checking the relationship of students from a public school in order to analyze how they relate to other subjects in the school environment, given the racial differences, since through coexistence develop actions in this space. Thus, the purpose of this work is to investigate the ethnic-racial relations experienced in the daily life of a classroom of 5th year of elementary school of a state school in Maceio, in order to analyze the relationships between black students in the everyday classroom in order to identify racist and prejudiced manifestations. The results indicate that black students are daily oppressed in school, discrimination and racism manifest through name calling, teasing and depreciation.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectRacial-Ethnic Relationspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAs relações etnico-raciais no cotidiano escolar: reflexões a partir de uma escola pública estadual de Maceiópt_BR
dc.title.alternativeEthno racial relations in school everyday: reflectionsn from a public school state Maceiópt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoAs relações étnico-raciais no Brasil estão contidas em contextos de desigualdades que refletem as formas pelas quais o país se constituiu desde a escravização. Diante disso, o país ficou marcado pelo racismo e, especialmente, pela exclusão dos negros. Desse modo, as instituições sociais, especialmente a escola não está isenta desta realidade, visto que os conflitos raciais estão presentes na sociedade devido à herança de um passado forjado por hábitos e valores pautados em um processo que privilegia um único segmento racial. Logo, a escola constitui um espaço no qual estão inseridos sujeitos de diferentes etnias, gêneros e subjetividades. Nesta perspectiva, observa-se a importância de verificar as relações dos alunos, de uma escola pública estadual com o intuito de analisar como estes se relacionam com os outros sujeitos do ambiente escolar, diante das diferenças raciais, já que, por meio da convivência, desenvolvem ações neste espaço. Dessa forma, a finalidade desta dissertação é investigar as relações étnico-raciais vivenciadas no cotidiano de uma sala de aula do 5º ano do ensino fundamental I, em uma escola pública estadual de Maceió, com o propósito de analisar as relações dos alunos negros no cotidiano da sala de aula, a fim de identificarmos manifestações racistas e preconceituosas. Os resultados obtidos apontam que os alunos negros são oprimidos cotidianamente na escola, a discriminação e o racismo se manifestam por meio de xingamentos, gozações e depreciações.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.