00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pereira, Leonardo Viana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1126995918085550pt_BR
dc.contributor.referee1Aquino, André Luiz Lins de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7957606883987162pt_BR
dc.contributor.referee2Santana Júnior, Orivaldo Vieira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5050555219716698pt_BR
dc.creatorLins, Bruno Normande-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7034502244408520pt_BR
dc.date.accessioned2017-02-08T20:30:30Z-
dc.date.available2017-02-03-
dc.date.available2017-02-08T20:30:30Z-
dc.date.issued2016-11-25-
dc.identifier.citationLINS, Bruno Normande. Avaliação de desempenho de algoritmos paralelos de busca de vizinhos em cenários com distribuições espaciais distintas. 2016. 50 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) - Instituto de Computação, Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1564-
dc.description.abstractContact detection algorithms are needed in different areas of science and technology. From digital games and computer graphics to high-performance simulations and robotics. These algorithms require great computational effort and are prone to become the bottlenecks of its applications, even more when this computation must be done in real-time or large-scale systems. With the popularization of GPU cards use for both science and business, it is only natural that parallel implementations for this problem arise in the scientific community. In this work the main contact detection algorithms are analyzed and a numerical experiment is performed, with the goal of finding out which algorithm has better computational performance and memory use, or if they efficiency depends on different scenario features. For performing the experiment, a parallel Discrete ElementMethod application was developed using CUDA/C++ with the main algorithms presented in literature, besides these, the author proposes and implements the Sorting Contact Detection algorithm parallelization, that hadn’t been parallelized until now. The tests have found that the parallel Sorting Contact Detection algorithm is the most efficient in all studied scenarios, achieving a good performance and a superiormemory usage than its peers.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimentopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProcessamento paralelo (Computadores)pt_BR
dc.subjectMétodo dos elementos discretospt_BR
dc.subjectDetecção de contatopt_BR
dc.subjectBusca por vizinhospt_BR
dc.subjectParallel processing (Computers)pt_BR
dc.subjectDiscrete elements methodpt_BR
dc.subjectContact detectionpt_BR
dc.subjectNeighbor searchpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleAvaliação de desempenho de algoritmos paralelos de busca de vizinhos em cenários com distribuições espaciais distintaspt_BR
dc.title.alternativeParallel neighbor search algorithms performance evaluation in distinct spatial distributionspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoAlgoritmos de detecção de contatos são necessários em diferentes áreas da ciência e tecnologia, de jogos digitais e computação gráfica à simulações de alto desempenho e robótica. Esses algoritmos exigem grande esforço computacional e tendem a ser os gargalos das aplicação as quais fazem parte, principalmente em sistemas de grande escala ou em tempo real. Com a popularização das placas GPUs para uso científico e comercial, é natural que surjam implementações paralelas para esse problema. Nesse trabalho os principais algoritmos de detecção de contatos para GPU são analisados e é realizado umexperimento numérico, com objetivo de descobrir qual algoritmo é o melhor emtermos de desempenho computacional e uso de memória, ou se a eficiência de cada umdepende das diferentes características do cenários. Para a realização do experimento, foi implementado em CUDA/C++ uma aplicação paralela doMétodo dos Elementos Discretos comos principais algoritmos apresentados na literatura, além desses o autor propõe e implementa a paralelização do algoritmo de detecção com ordenação e busca binária que ainda não havia sido paralelizado. Após os testes é constatado que o algoritmo com ordenação e busca é o mais eficiente para todos os cenários estudados, obtendo nos resultados um bom desempenho em tempo de execução e com uso de memória muito superior aos outros.pt_BR
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