00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1544
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fireman, Elton Casado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8569068916474005pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Givaldo Oliveira dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2811899043438299pt_BR
dc.contributor.referee2Mercado, Luis Paulo Leopoldo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5780536667755396pt_BR
dc.creatorMesquita, Thaise Marques de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2319116772043578pt_BR
dc.date.accessioned2017-01-26T16:15:43Z-
dc.date.available2017-01-25-
dc.date.available2017-01-26T16:15:43Z-
dc.date.issued2012-04-17-
dc.identifier.citationMESQUITA, Thaise Marques de. Interações no uso de objetos de aprendizagem: contribuições de um estudo de caso sobre o objeto de aprendizagem “reino esperança – o sumiço de graciosa”. 2012. 206 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1544-
dc.description.abstractThis study investigates the contributions that the use of information and communication technologies brings to the learning processes of students. Many actions have been developed for building a curriculum that integrates ICT into the daily life of the school, these actions are directed from teacher training to the production of teaching materials, including the Learning Objects. This research aims to investigate what are the contributions that the learning object "Kingdom hope – the disappearance of Graceful", built through the Project IVEN, brings to the processes of interaction between partners. In order to identify those elements adopted a qualitative approach through a case study. The theoretical contribution that allowed the analysis was based on Vygotsky's theory, according to which interaction promotes learning. 20 students participated in the research of 2nd year of primary school which, grouped in pairs, used this learning object, having its use videogravada. The research data were transcribed and analysed in vygotskyana perspective and showed that the use of the learning object allows an active interaction of studied students with their partners and that this interaction occurs through the processes of negotiation, motivation and discussion of contents present in all interactions analysed. This study brought contributions to a better understanding of the benefits of the use of ICT, especially the OA.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectObjetos de Aprendizagempt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectTecnologias da Informação e da Comunicação na Educaçãopt_BR
dc.subjectObjetos digitaispt_BR
dc.subjectLearning objectspt_BR
dc.subjectInteractionpt_BR
dc.subjectInformation and communication technologies in educationpt_BR
dc.subjectDigital objectspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleInterações no uso de objetos de aprendizagem: contribuições de um estudo de caso sobre o objeto de aprendizagem “reino esperança – o sumiço de graciosa”pt_BR
dc.title.alternativeInteractions in the use of learning objects: contributions of a case study on the learning object "Kingdom hope – the disappearance of graceful"pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste estudo investiga as contribuições que a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação traz aos processos de aprendizagem de alunos. Muitas ações têm sido desenvolvidas para a construção de um currículo que integre as TIC ao cotidiano da escola, essas ações estão voltadas desde a formação de professores à produção de materiais pedagógicos, dentre eles, destacam-se os Objetos de Aprendizagem. Esta pesquisa tem como objetivo investigar quais as contribuições que o objeto de aprendizagem “Reino Esperança – O sumiço de Graciosa”, construído por intermédio do Projeto RIVED, traz aos processos de interação entre parceiros. A fim de identificar esses elementos adotou-se uma abordagem qualitativa através de um estudo de caso. O aporte teórico que permitiu as análises fundamentou-se na Teoria de Vygotsky, segundo a qual a interação promove a aprendizagem. Participaram da pesquisa 20 alunos do 2º ano do Ensino Fundamental que, agrupados em duplas, utilizaram o referido objeto de aprendizagem, tendo sua utilização videogravada. Os dados da pesquisa foram transcritos e analisados na perspectiva vygotskyana e revelaram que o uso do objeto de aprendizagem estudado permite uma ativa interação dos alunos com seus parceiros e que esta interação ocorre mediante os processos de negociação, motivação e discussão de conteúdos presentes em todas as interações analisadas. Este estudo trouxe contribuições para uma melhor compreensão dos benefícios da utilização das TIC, principalmente dos OA.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.