00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: A (In)visibilidade dos trabalhadores de limpeza e conservação da Universidade Federal de Alagoas: imagens reveladas e histórias reinventadas
Título(s) alternativo(s): The (In) visibility of cleaning and conservation at the Federal University of Alagoas: images revealed and stories reinvented
Autor(es): Santos, Reinaldo Batista dos
Primeiro Orientador: Ribeiro, Nadja Naira Aguiar
metadata.dc.contributor.referee1: Passos, Mailsa Carla Pinto
metadata.dc.contributor.referee2: Barros, Abdizia Maria Alves
Resumo: Esta dissertação parte da hipótese de que os trabalhadores terceirizados de limpeza e conservação, que desenvolvem suas atividades laborais numa universidade pública da região nordeste, são invisibilizados, enquanto sujeitos praticantes, dentro do contexto universitário. Nesse sentido, a pesquisa tem como objetivo compreender de que formao cotidiano acadêmico, forjado por praticas cientificas e culturais em seus diferentes espaços, afetam subjetivamente esses trabalhadores subalternizados. Efeitos subjetivos que podem revelar, pelos rastros, a trama tecida em sua(s) memória(s), nas quais se inscrevem sua(s) história(s) de vida. Do ponto de vista metodológico, optamos, inicialmente, por abordar os trabalhadores em seu cotidianoa partir de uma conversa informal; e, posteriormente, estabelecer um diálogo tendo como mote as imagens das fotografias por eles tiradas, dentro da referida instituição de ensino, a nosso pedido. Ou seja, uma abertura à revelação – ao espaço da “différance” (DERRIDA, 2002). As memórias, forjadas nessas imagens puderam nos trazer indícios sobre as experiências (LARROSA, 1996) desses sujeitos praticantes que se (re)inventam em suas narrativas. Mais ainda: revelam, na pluralidade de seus saberes, “as astúcias de interesses e de desejos diferentes” (CERTEAU, 2009), em busca, por certo, de uma justiça social e, sobretudo, de uma “justiça cognitiva” (SANTOS, 2004).Filiamo-nos, assim, aos autores acima citados para articular conceitos e fundamentos teóricos que podem sustentar nossas discussões e, sobretudo, nossas demandas de querer olhar o mundo pelo seu avesso.
Abstract: This dissertation started from the hypothesis that the outsourced workers of cleaning and conservation, developing their professional activities in a public university in the Northeast of Brazil, are invisible as subjects practitioners within the university context. In this sense, the research aims to understand how the academic routine, forged by scientific and cultural practices in their different environments, subjectively affect these subordinate workers. Subjective effects that can reveal, by the traces, the written plot in their memory in which enroll their history of life. From a methodological point of view, we chose initially to address the workers in their daily lives from a casual conversation; and then establish a dialogue having as a theme the images of photographs taken by them, within the said educational institution, at our request. That is, an opening to the revelation - the space of "différance" (Derrida, 2002). The memories, forged in these images could bring us evidence about the experiences (LARROSA, 2002) of these subjects practitioners who (re)invent themselves in their narratives. Moreover, reveal, in the plurality of their knowledge, "the tricks of interests and different desires" (Certeau, 2009), in search, of course, of a social justice and, above all, a "cognitive justice" (SANTOS, 2004). We joined the aforementioned authors to articulate concepts and theoretical foundations that can sustain our discussions and, above all, our demands to want to look at the world from its inside out.
Palavras-chave: Trabalhadores
Fotografias - Análise
Diálogos
Memórias
Narrativas
Workers
Dialogues
Photos
Narratives memories
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SANTOS,Reinaldo Batista dos A (In)visibilidade dos trabalhadores de limpeza e conservação da Universidade Federal de Alagoas: imagens reveladas e histórias reinventadas. 2016. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1523
Data do documento: 17-out-2016
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