00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1478
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Roberto Sarmento-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5737261319091574pt_BR
dc.contributor.referee1Machado, Glaucia Vieira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9804085924599114pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Rachel Esteves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6638198140980807pt_BR
dc.creatorSantos, Max Jefferson dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5577240775291643pt_BR
dc.date.accessioned2016-11-07T12:09:07Z-
dc.date.available2016-11-06-
dc.date.available2016-11-07T12:09:07Z-
dc.date.issued2008-08-01-
dc.identifier.citationSANTOS, Max Jefferson dos. A poética contemporânea de Caetano Veloso por meio da literatura de quatro canções. 2008. 119 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística: Estudos Literários) – Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1478-
dc.description.abstractPoetic-musical analysis by Caetano Veloso on "London, London" (1970), "Goodbye, my Santo Amaro" (1971), "Sampa" (1978) and "my River" (2000) as the translation behavior of the contemporary artist on the presence the city imagery, whose productive force takes the lyrical second subject a negative vision but productive of being poetic, becoming, in addition to spectator of reality, the vehicle and the language in which the text is organized. So the city isn't exclusively theme, but, above all, discursive role plays, guides the vision and produces a real image. Therefore, Caetano will be observed as a musician-contemporary poet which absorbed the proposals of the modern tradition, according to the theory of Octavio Paz, and the categories of negativity, proposed by Hugo Friedrich, stabilizing a more conscious space where these categories, already out of context in relation to the first modernity, update your images and poetic sense, within the contemporary, where Danto the sorts as a style of using styles.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVeloso, Caetano, 1942–Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectCrítica literáriapt_BR
dc.subjectPoesia brasileira contemporâneapt_BR
dc.subjectVeloso, Caetano, 1942-Criticism and interpretationpt_BR
dc.subjectLiterary criticismpt_BR
dc.subjectContemporary brazilian poetrypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleA poética contemporânea de Caetano Veloso por meio da literatura de quatro cançõespt_BR
dc.title.alternativeThe contemporary Poetics of Caetano Veloso through the literature of four songspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoAnálise da poética-musical de Caetano Veloso em “London, London” (1970), “Adeus, meu Santo Amaro” (1971), “Sampa” (1978) e “Meu Rio” (2000) como tradução do comportamento do artista contemporâneo diante da presença imagética da cidade, cuja força produtiva leva o sujeito lírico, segundo uma visão negativista mas producente do ser poético, a tornar-se, além de espectador da realidade, o veículo e a linguagem pela qual se organiza o texto. Por isso, a cidade não é exclusivamente tema, mas, antes de tudo, desempenha papel discursivo, orienta a visão e produz uma imagem do real. Portanto, Caetano será observado como um músico-poeta contemporâneo que absorveu as propostas da tradição do moderno, segundo a teoria de Octavio Paz, e as categorias da negatividade, propostas por Hugo Friedrich, estabilizando-se num espaço mais consciente onde essas categorias, já descontextualizadas em relação à primeira modernidade, atualizam suas imagens e sentido poéticos, dentro da contemporaneidade, onde Danto a classificará como um estilo de usar estilos.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A poética contemporânea de Caetano Veloso por meio da leitura de quatro canções.pdf834.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.