00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1428
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, João Vicente Ribeiroão o Barroso da Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5278455249783896pt_BR
dc.contributor.referee1Lages, Anabelle Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3495184987255617pt_BR
dc.contributor.referee2Sartore, Marina de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7935836189977378pt_BR
dc.creatorCarvalho, Antonio Daniel Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8208984831298538pt_BR
dc.date.accessioned2016-08-25T19:55:11Z-
dc.date.available2016-08-24-
dc.date.available2016-08-25T19:55:11Z-
dc.date.issued2015-03-26-
dc.identifier.citationCARVALHO, Antonio Daniel Alves. A Construção social do mercado fair trade no Brasil e no mundo. 2015. 118 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Instituto de Ciências Sociais, Programa de Pós Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1428-
dc.description.abstractThe research analyzes the construction of the fair market in Brazil and the world, their action dynamics and logic of some of its major institutions in the global and national context, triggering decisions and actions that define this new market model. The study is an exploratory and descriptive research conducted through content analysis of documents of the surveyed agents (FLO, WFTO, FACES DO BRASIL and MTE) representing the national and international model. These agents defend an alternative to the conventional market model and seek a more equitable, inclusive and fair trade. However, it has parameters and different perspectives in their application. The international model is presented as an alternative marketing model, while the Brazilian as a public policy for the projects of solidarity economy. Based on the collected data was an attempt to create a fair trade sociology addressing key concepts for the understanding of the object. Justice and market ideas were accessed to reflect how they are perceived by the surveyed agents. In addition, an analysis carried the light of economic sociology, specifically with Granovetter and Bourdieu that produced analytical tool that contribute to the perception of the various elements of the fair trade market. Thus it was realized that even under the same trade fair naming the models studied have different perspectives on its operation. Allowing states that the social construction of models directly influence how they will be achieved.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoaspt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComércio justopt_BR
dc.subjectMercadopt_BR
dc.subjectSociologia econômicapt_BR
dc.subjectÉtica empresarialpt_BR
dc.subjectFair Tradept_BR
dc.subjectEconomic Sociologypt_BR
dc.subjectMarketpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.titleA Construção social do mercado fair trade no Brasil e no mundopt_BR
dc.title.alternativeThe social construction trade fair market in Brazil and the worldpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA pesquisa analisa a construção do mercado justo no Brasil e no mundo, de suas dinâmicas e da lógica de ação de alguns de suas principais instituições no contexto mundial e nacional, deflagrando decisões e ações que delimitam esse novo modelo de mercado. O estudo é uma pesquisa exploratória e descritiva realizada através de analise de conteúdo de documentos dos agentes pesquisados (FLO, WFTO, FACES DO BRASIL e MTE) que representam o modelo nacional e internacional. Esses agentes defendem um modelo de mercado alternativo ao convencional e buscam um comércio mais equitativo, inclusivo e justo. Com base nos dados coletados foi realizada uma tentativa de criar uma sociologia do comércio justo abordando conceitos essenciais para a compreensão do objeto. Foram acessadas ideias de justiça e mercado para refletir como elas são percebidas pelos agentes pesquisados. Mais especificamente, foi realizada uma analise a luz da sociologia econômica, com Granovetter e Bourdieu que produziram ferramenta analíticas que contribuem para a percepção dos diversos elementos do mercado fair trade. Dessa forma foi percebido que mesmo sob a mesma nomenclatura de comércio justo os modelos estudados apresentam perspectivas diferentes sobre seu funcionamento. Permitindo afirmar que a construção social dos modelos influencia diretamente na forma como eles serão concretizados.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A Construção social do mercado fair trade no Brasil e no mundo.pdf855.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.