00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1416
Tipo: Dissertação
Título: Percepção discente quanto às mudanças implementadas após avaliação do curso de fisioterapia em uma instituição de ensino superior
Título(s) alternativo(s): Student perceptions regarding changes implemented after review of the physiotherapy course at an institution of higher education
Autor(es): Oliveira, Augusto César Alves de
Primeiro Orientador: Jucá, Mário Jorge
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Paulo José Medeiros de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Vieira, Maria de Lourdes Fonseca
Resumo: Este estudo teve como objetivo identificar a percepção discente quanto às mudanças implementadas após avaliação do curso de fisioterapia pelo Conselho Estadual de Educação de Alagoas em 2009. Passar por um processo avaliativo é, muitas vezes, desagradável, sempre gera insegurança, receios, insatisfações, conflitos e desconfianças em relação à autenticidade ou demandas elencadas. Por outro lado, gera conhecimentos, que possibilitam planejar ações destinadas à superação das dificuldades. Trata-se de um estudo correlacional e de comparação entre participantes, em que foram considerados dois conjuntos principais de variáveis: antecedentes (percepção discente) e conseqüentes (organização didático-pedagógica, corpo docente, e infra-estrutura). Participaram deste estudo 159 discentes de fisioterapia de uma IES pública de Maceió-AL, sendo 27 (17%) homens e 132 (83%) mulheres, com idade variando entre 17 e 38 anos (M= 21,86; DP=3,54). Os participantes responderam um questionário estruturado que aferia seu grau de percepção quanto às mudanças implementadas no curso e coletados dados sociodemográficos. Evidenciou-se baixa percepção discente das mudanças implementadas pelas IES nas dimensões pesquisadas: organização didático-pedagógica (média=2,80), corpo docente (média=3,27) e infra-estruturar (média=1,97), resultando em baixo nível de satisfação sobre o curso. Esta realidade demonstra a necessidade da instituição implantar uma política de divulgação e sensibilização discente, frente às mudanças implementadas no curso.
Abstract: This study aimed to identify student perceptions regarding changes implemented after review by the State Board of Education of Alagoas in the course of physical therapy in 2009. An evaluation process is often unpleasant, always creates insecurity, fears, dissatisfactions, conflicts and suspicions regarding the authenticity or listed demands. On the other hand, generates knowledge that enables plan actions aimed at overcoming difficulties. This is a correlational study and comparison participants, they were considered two main sets of variables: background (student perception) and consequent (didactic and pedagogical organization, faculty, and infrastructure). Participants were 159 students from a public university of Maceió-AL, 27 (17%) men and 132 (83%) women, aged between 17 and 38 years (M = 21.86, SD = 3.54 . The participants answered a structured questionnaire that measures the degree of student perceptions regarding changes implemented; and provide their sociodemographic characteristics. Revealed a low student perception of the changes implemented by university in surveyed dimensions: pedagogical-didactic organization (mean = 2.80), faculty (mean = 3.27) and infra-structure (mean = 1.97), resulting in low level of satisfaction. This reality demonstrates the necessity of establishing deploy a disclosure policyand student awareness to the changes implemented in the course.
Palavras-chave: Fisioterapia - Estudo e ensino
Ensino superior
Percepção
Physical therapy-Study and teaching
Higher education
Perception
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
Citação: OLIVEIRA, Augusto César Alves de. Percepção discente quanto às mudanças implementadas após avaliação do curso de fisioterapia em uma instituição de ensino superior. 2014. 63 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Faculdadede Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1416
Data do documento: 13-ago-2014
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.