00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1414
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Alves, Elder Patrick Maia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5261860957894954pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Rafael, Ulisses Neves-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7011131165732057pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento, Emerson Oliveira do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5838080096724721pt_BR
dc.creatorLima, Ábia Denise Marques Pinheiro de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2176062787929239pt_BR
dc.date.accessioned2016-08-19T03:19:40Z-
dc.date.available2016-08-17-
dc.date.available2016-08-19T03:19:40Z-
dc.date.issued2015-02-23-
dc.identifier.citationLIMA, Ábia Denise Marques Pinheiro de. Luzes para uma face no escuro: a emergência de uma rede de valorização da expressividade afroalagoana. 2015. 163 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Instituto de Ciências Sociais, Programa de Pós Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1414-
dc.description.abstractDemocratic reopening of Brazil in the 1980s is a milestone for a social change in race relations in the country. From then are demanded and taken over several institutional shares of public policy that legitimizes these changes, including affirmative policies and policies for cultural diversity and citizenship. In (co) incidence and dialogue with these phenomena, in Alagoas, enlarges the space of social tolerance for public expression afroalagoanos elements, including the religiosity of African origin. Parallel to this appeal, we see the growing intellectual interest and the agency and legitimacy of cultural agents and groups linked to the symbolic universe of the black in the state. All this coalesced from arguments mobilized in the invention process from three traditions: the Quilombo dos Palmares, Zumbi dos Palmares and the Quebra de Xango de 1912. These social phenomena are investigated and expressed here as the emergence of a network of valuing expressiveness afroalagoana. As part of these dynamics, I did incursions to participant observation in various events and conducted interviews with leading figures of black and expressive movements of Alagoas, and consult legal documents, political and cultural manifestos and the collection of some of the informants. The analysis was done with the aid of symbolic théories, cultural studies and literature survey of the intellectual production of local investigations, not only in the social sciences, but of works that deal with the presence of black and expressiveness in Alagoas, racial policies, religiosity of African origin and related to the topic of afroalagoanidade affairs.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEditora da Universidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRelações raciaispt_BR
dc.subjectExpressividades negraspt_BR
dc.subjectAfroalagoanidadept_BR
dc.subjectRace relationspt_BR
dc.subjectBlack expressivenesspt_BR
dc.subjectAlagoaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.titleLuzes para uma face no escuro: a emergência de uma rede de valorização da expressividade afroalagoanapt_BR
dc.title.alternativeLights for a face in the darness: the emergence of a network of valuing expressiveness afroalagoanapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA reabertura democrática do Brasil na década de 1980 é um marco para uma mudança social das relações raciais no país. A partir de então são demandadas e encampadas várias ações da política pública institucional que legitimam estas mudanças, entre as quais as políticas afirmativas e as políticas para a diversidade e cidadania culturais. Em (co)incidência e diálogo com estes fenômenos, em Alagoas amplia-se o espaço de tolerância social para a expressão pública de elementos afroalagoanos, entre os quais os da religiosidade de matriz africana. Paralelo a este apelo, vê-se crescer o interesse intelectual e a atuação e legitimidade de agentes e grupos culturais vinculados ao universo simbólico do negro no estado. Tudo isto aglutinado a partir de argumentos mobilizados no processo de invenção de três tradições: o Quilombo dos Palmares, Zumbi dos Palmares e o Quebra de Xangô de 1912. Estes fenômenos sociais são investigados e expressos aqui como a emergência de uma rede de valorização da expressividade afroalagoana. Como integrante destas dinâmicas, fiz incursões para observação participante em diversos eventos e realizei entrevistas com líderes e figuras expressivas dos movimentos negros de Alagoas, além de consultar documentos legais, manifestos políticos e culturais e o acervo de alguns dos informantes. A análise se deu com o auxílio das teorias simbólicas, dos estudos culturais e do levantamento bibliográfico da produção intelectual de investigações locais, não só nas ciências sociais, de obras que tratam da presença e da expressividade negra em Alagoas, das políticas raciais, da religiosidade de matriz africana e outros assuntos correlatos ao tema da afroalagoanidade.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luzes para uma face no escuro a emergência de uma rede de valorização da express.pdf2.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.