00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1373
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Lucy Vieira da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0010369315381653pt_BR
dc.contributor.referee1Vieira, Maria de Lourdes Fonseca-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7187168101466129pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Paulo José Medeiros de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9717689915668718pt_BR
dc.creatorSilva, Elaine do Nascimento-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6064159232782472pt_BR
dc.date.accessioned2016-08-09T04:13:56Z-
dc.date.available2016-08-08-
dc.date.available2016-08-09T04:13:56Z-
dc.date.issued2016-01-15-
dc.identifier.citationSILVA, Elaine do Nascimento. Representações docentes sobre currículo integrado em saúde. 2016. 50 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1373-
dc.description.abstractDuring professional activities developed in discussion areas over the curricular changes within a college institution, it has come to attention that an intervention in the education process involves, besides policies and structural adaptations, the commitment of all the subjects involved, under the penalty of not reaching the expected goals and the inadequacy of what envisages the national curricular guidelines which pointed towards a wider health conception and established, as the desired goal for the course organization, the integrated curriculums. With the objective of identifying faculty representations about integrated curriculum in health, this field study, descriptive of a qualitative approach, using open or in depth interview with eleven lecturers of a State University, as an instrument of production of data, being the same analyzed by means of the technique of Content Analysis. The data indicate that the theoretical knowledge about integrated curriculum among respondents is still incipient, requiring further development. Teachers recognize that do not have the educational preparation necessary to exercise integrative teaching practice, with the understanding that it is a matter of urgency the need for the institution to assume its role in continuing education to act in this new proposal, going beyond the epistemological discussions and deepen the discussions on the implementation of these new curricula, seeking for new strategies for greater faculty involvement, since there is a strong resistance for change. Thus, in order to offer a research response to the study subjects and the institution, it was proposed as the product of the intervention the "Integrated Curriculum Forum: challenges and opportunities for implementation, with the objective of enabling the teacher to act in front of the new educational policy of the institution.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectHigher Educationpt_BR
dc.subjectTraining of teacherspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.titleRepresentações docentes sobre o currículo integrado em saúdept_BR
dc.title.alternativeTeaching representations about the integrated curriculum in healthpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoDurante atividades profissionais desenvolvidas em espaços de discussões sobre mudança curricular, em uma instituição de ensino superior, percebeu-se que a intervenção no processo de educação envolve, além de políticas e reformulações estruturais, o comprometimento de todos os atores e sujeitos envolvidos. São condições fundamentais para alcançar os objetivos esperados e inadequação ao que preconiza as Diretrizes Curriculares Nacionais, que apontaram para uma concepção mais ampla de saúde e estabeleceram como horizonte desejável os currículos integrados para a organização dos cursos. Com o objetivo de identificar representações docentes sobre currículo integrado em saúde, esse estudo de campo, descritivo com abordagem qualitativa, utilizou-se da entrevista aberta ou em profundidade com onze docentes de uma universidade pública estadual, como instrumento de produção dos dados, sendo os mesmos analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Os dados apontam que o conhecimento teórico sobre currículo integrado entre os entrevistados ainda é incipiente, necessitando de aprofundamento. Os docentes reconhecem que não possuem o preparo pedagógico necessário para exercer a prática docente integradora, havendo o entendimento de que é urgente a necessidade de a instituição assumir seu papel na formação continuada para atuação nessa nova proposta curricular, indo além das discussões epistemológicas. É preciso aprofundar as discussões sobre a operacionalização desses novos currículos, buscando novas estratégias para o maior envolvimento docente, uma vez que há uma grande resistência à mudança. Desse modo, com o intuito de oferecer uma resposta da pesquisa aos sujeitos do estudo e à instituição, foi proposto como produto de intervenção o “Fórum Currículo Integrado: desafios e possibilidades para a efetivação, com o objetivo de capacitar o docente para atuar frente à nova política pedagógica da instituição.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Representacoes docentes sobre curriculo integrado em saude.pdf785.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.