00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1341
Tipo: Dissertação
Título: Currículo integrado : percepção da interdisciplinaridade na formação de enfermeiros
Título(s) alternativo(s): Integrated curriculum : interdisciplinary perception in the education and training of nurses
Autor(es): Santos, Nadja Romeiro dos
Primeiro Orientador: Pedrosa, Célia Maria Silva
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Vasconcelos, Maria Viviane Lisboa
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Antônio Carlos Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Silveira, Nádia Mara da
Resumo: No Brasil, as discussões sobre a interdisciplinaridade começaram na década de 70, com o intuito de investigar a intensidade de trocas entre os especialistas e o nível de integração das disciplinas em um projeto de pesquisa. O presente estudo discute as questões da formação em enfermagem dentro da proposta do currículo Integrado e interdisciplinar, tendo como objetivo verificar as percepções discentes sobre a interdisciplinaridade no curso de graduação em enfermagem de uma instituição pública de ensino superior. Trata-se de pesquisa quantitativa, qualitativa e exploratória, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário estruturado com perguntas abertas e fechadas, construído a partir da leitura previa do Projeto Político-Pedagógico do Curso de Enfermagem (PPP), distribuídas em torno de cinco capítulos do PPP, tocantes ao objetivo do curso, perfil do egresso, habilidades e competências gerais, habilidades e competências específicas e organização curricular, aplicado a 51 discentes de quarto e quinto anos do referido curso. Os dados foram coletados nos meses de junho e julho de 2013. Os dados qualitativos foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. Para a análise quantitativa, foi construído um instrumento atitudinal do tipo Likert. Os resultados obtidos desta pesquisa contribuíram para o desenvolvimento de um produto, que é um projeto de intervenção, o qual propiciará a melhoria da formação em enfermagem, base de sustentação para modificação das práticas atuais, com ênfase na integração ensino, serviço e comunidade, para o fortalecimento do currículo integrado e interdisciplinar. Conclui-se que os discentes compreendem o movimento interdisciplinar como fortalecedor da relação com a realidade, reconhecendo a necessidade de integração e diálogo dos atores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, identificando, contudo, fragilidades do processo de construção dessa prática em relação ao desenvolvimento da interdisciplinaridade desde ao início do curso.
Abstract: In Brazil, the discussions about the interdisciplinary began in the 70s, in order to investigate the intensity of exchanges between experts and the degree of integration of the disciplines in a research project. This study discuss about the issues in the nursing training within the proposed integrated and interdisciplinary curriculum, aiming to check the students' perceptions about interdisciplinary in the undergraduate nursing degree from a public institution of higher education. It is a quantitative, a qualitative and an exploratory research, that as a data collection instrument, were used a structured questionnaire, with both open-ended and closed-ended questions. The questions were constructed from the previous reading of the Political-Pedagogical Project(PPP) of the Nursing undergraduate program, that was distributed around the five chapters of PPP, regarding the objective of the course, the profile of egress, the general skills and competencies needed, the specific abilities and competencies, and the curricular organization. This questionnaire was administered to 51 students of fourth and fifth year of that course the data was collected between June and July 2013,the Qualitative data were analysed by the content analysis. For the quantitative analysis, we built a Likert attitudinal instrument. The results of this research contributed to the development of a product, which is an intervention project, which will provide improved training in nursing, support base for changes in current practices, with emphasis on the integration of education, service and community for the strengthening of the integrated and interdisciplinary curriculum. It is concluded that the students understand the interdisciplinary movement as strengthening the relationship with the reality, recognizing the need for integration and dialogue of the actors involved in the teaching-learning process, identifying, however, weaknesses in the construction process of this practice in relation to the development of interdisciplinary since the beginning of the course.
Palavras-chave: Enfermagem - Estudo em ensino
Currículos
Estudantes de enfermagem
Education in Nursing
Curriculum
Nursing students
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
Citação: SANTOS, Nadja Romeiro dos. Currículo integrado : percepção da interdisciplinaridade na formação de enfermeiros. 2014. 61 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1341
Data do documento: 22-ago-2014
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Currículo integrado : percepção da interdisciplinaridade na formação de enfermeiros.pdf824.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.