00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1322
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fonseca, Alexandre Torres-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6899730644270559pt_BR
dc.contributor.referee1Andrade, Rodrigo Vivas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1526956020506544pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Arrisete Cleide de Lemos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0473909520883167pt_BR
dc.creatorAmorim, Marta Regina da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0887901969518302pt_BR
dc.date.accessioned2016-05-17T20:19:06Z-
dc.date.available2016-05-17-
dc.date.available2016-05-17T20:19:06Z-
dc.date.issued2016-03-28-
dc.identifier.citationAMORIM, Marta Regina da Silva. Abram-se as cortinas, o primeiro ato vai começar: o Grupo Teatral Amadores Cratenses, 1942-1950. 2016. 113 f. Dissertação (Mestrado em História) – Instituto de Ciências Humanas, Artes e Comunicação, Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1322-
dc.description.abstractThis work aims to analyze the performance of the Theater Group of Cratenses Amateur (GRUTAC) between the years 1942 and 1950 using the approach of Cultural History. The theatrical practice of this group can tell us a lot about the values of cratense society of this period and about the history of amateur theater that developed in Brazil in the first decades of the twentieth century. For this, we will use as a starting point the memories of members of GRUTAC, which in the early 1990s strove to create their own story through narratives about their own trajectory. In addition to these memories, we also used as sources for this work theatrical texts chosen by the group to be staged, because we observed that the GRUTAC appropriated the national theatrical production to show the morality and customs present in the society in which they were inserted. By analyzing the content of these plays we can know more about the history of Brazilian theater and dramaturgy. In the quest to understand social values of the cratenses during the study period, we will make the analysis of newspaper articles that talked about the group's performances and about the accepted and not accepted social behaviors within this society.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeatro brasleiropt_BR
dc.subjectTeatro amadorpt_BR
dc.subjectHistória do Cratopt_BR
dc.subjectHistória culturalpt_BR
dc.subjectGRUTACpt_BR
dc.subjectBrazilian theaterpt_BR
dc.subjectAmateur theatrept_BR
dc.subjectHistory of Cratopt_BR
dc.subjectCultural historypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleAbram-se as cortinas, o primeiro ato vai começar: o Grupo Teatral Amadores Cratenses, 1942-1950.pt_BR
dc.title.alternativeOpen up the curtains, the first act will begin: the Amateur Theatrical Group Cratenses, 1942-1950.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem o objetivo de analisar, através do enfoque da História Cultural, a atuação do Grupo Teatral de Amadores Cratenses (GRUTAC) entre os anos de 1942 e 1950, pois a prática teatral deste grupo pode nos dizer muito sobre os valores da sociedade cratense deste período e da história do teatro amador que se desenvolveu no Brasil das primeiras décadas do século XX. Para isso, utilizaremos como ponto de partida as memórias dos membros do GRUTAC, que no início da década de 1990 se empenharam em criar a sua própria história através de narrativas sobre sua trajetória. Além dessas memórias, também utilizamos como fontes de pesquisa para este trabalho textos teatrais escolhidos pelo grupo para serem encenados, pois observamos que o GRUTAC se apropriou da produção teatral nacional para apresentar a moralidade e os costumes presentes na sociedade em que estava inserido. Através da análise do conteúdo dessas peças, podemos conhecer mais sobre a história do teatro brasileiro e a dramaturgia nacional. Na busca de compreender os valores sociais cratenses do período estudado, faremos a análise dos textos jornalísticos que falam sobre a atuação do grupo e os comportamentos sociais aceitos e criticados dentro dessa sociedade.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Abram se as cortinas o primeiro ato vai comecar o Grupo Teatral de Amadores Cratenses 1942_1950.pdf1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.