00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1318
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rozendo, Célia Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7390258318696012pt_BR
dc.contributor.referee1Cavalcante, Leila Pacheco Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7862016301902937pt_BR
dc.contributor.referee2Cotta , Rosângela Minardi Mitre-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9357350570297026pt_BR
dc.creatorFerreira, Cíntia Bastos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1588352184188822pt_BR
dc.date.accessioned2016-05-16T15:10:53Z-
dc.date.available2016-05-10-
dc.date.available2016-05-16T15:10:53Z-
dc.date.issued2013-08-23-
dc.identifier.citationFERREIRA, Cíntia Bastos. Saberes e práticas de docentes de um curso de graduação em enfermagem e a relação com o projeto pedagógico. 2013. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1318-
dc.description.abstractThis is a descriptive exploratory study with qualitative approach. The main objective is to discuss the pedagogical making of teachers and its relation with the PPC. The subjects of the research were the teachers from a Graduation Course in Nursing. The data were collected through technical of focus group and were analyzed through of the thematic analysis of content. The theoretical background used was the complex thought of Edgar Morin. Were discussed five Thematic Units that emerged from the speeches of the subjects. The study pointed the intention of the group of teachers in working with a posture of flexibility and critical and is noticed, in the subjects, the availability to discuss the curricular reforms and to transform the make of a conscious form, however, the transformation of the make depends of multiple factors inserted in a context, beyond of the desire of the subjects and of the orientations of the official documents.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEditora da Universidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação em Enfermagempt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectEducation in nursingpt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.titleSaberes e práticas de docentes de um curso de graduação em enfermagem e a relação com o projeto pedagógicopt_BR
dc.title.alternativeKnowledge and practices of teachers from a graduation course in nursing and the relation with the pedagogical projectpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoTrata-se de um trabalho exploratório descritivo com abordagem qualitativa. Teve como objetivo principal discutir o fazer pedagógico dos professores e sua relação com o PPC. Os sujeitos da pesquisa foram os docentes de um Curso de graduação em Enfermagem. Os dados foram coletados através da técnica de grupo focal e foram analisados através da análise temática de conteúdo. O Referencial teórico utilizado foi o pensamento complexo de Edgar Morin. Foram discutidas cinco Unidades Temáticas que emergiram das falas dos sujeitos: Os saberes dos professores sobre o PPC; O Processo de planejamento e implementação de conteúdos; Metodologias e estratégias de ensino utilizadas pelos professores; O Papel do professor e do estudante no processo ensino-aprendizagem: “ensinando” e “aprendendo a aprender”; Avaliando a aprendizagem. O estudo apontou que há intenção do grupo de professores em trabalhar com uma postura de flexibilidade e crítica; notou-se, nos sujeitos, a disponibilidade para discutir as reformas curriculares e para transformar o fazer de forma consciente. Entretanto, a transformação do fazer depende de múltiplos fatores inseridos num contexto, além do desejo dos sujeitos e das orientações dos documentos oficiais.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Saberes e práticas de docentes de um Curso de Graduação em Enfermagem e.pdf1.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.