00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/1317
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Soares, Francisco José Passos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8180329372493397pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Correia, Divanise Suruagy-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4587796198121901pt_BR
dc.contributor.referee1Rozendo, Célia Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7390258318696012pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Antônio Carlos Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7362285993087368pt_BR
dc.creatorCavalcante, João Klínio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8181494513324997pt_BR
dc.date.accessioned2016-05-16T15:08:31Z-
dc.date.available2016-05-11-
dc.date.available2016-05-16T15:08:31Z-
dc.date.issued2013-07-04-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, João Klínio Cavalcante. Desenvolvimento discente no estágio em Estratégia Saúde da Família. 2013. 45 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1317-
dc.description.abstractThe medical formation includes as a graduation’s integrating clerkship, curriculum mandatory in-service training. The Family Health Strategy (ESF) clerkship was implanted in January 2007 and it was offered in the first year of internship, during the tenth period of the Federal University of Alagoas’ School of Medicine (FAMED -UFAL). This study aims to analyze the development of students for Basic Atention during internship in ESF under FAMED-UFAL students' perceptions, it was structured as a qualitative research with an explanatory case study. Data collection was conducted through focus group technique and treated using the content analysis tool proposed by Bardin. Four thematic categories emerged: autonomy as recognition of value; relationship with users and professionals from the service; medical student frustration about the health services reality; skills and abilities acquisition during the clerkship. Many of the factors analyzed are required to compose a comprehensive framework for specific skills and abilities development, predicted in the DCN. In the end, we understand that it is up to medical schools continue to think about the formation process of their graduating students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEditora da Universidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação baseada na competênciapt_BR
dc.subjectEstágio clínicopt_BR
dc.subjectSaúde da Famíliapt_BR
dc.subjectCompetency-based educationpt_BR
dc.subjectClinical stagept_BR
dc.subjectFamily healthpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.titleDesenvolvimento discente no estágio em Estratégia Saúde da Famíliapt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of student in family health strategy clerkshippt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA formação do médico inclui, como etapa integrante da graduação, estágio curricular obrigatório de treinamento em serviço. O estágio em Estratégia Saúde da Família (ESF) foi implantado em 2007, no décimo período da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas, no primeiro ano do internato. Este estudo tem como objetivo analisaro desenvolvimento discente na Atenção Básica durante o estágio em ESF na percepção dos estudantes, estruturado como pesquisa qualitativa, com delineamento de estudo de caso. Os dados foram coletados através da técnica de Grupo Focal e analisados com a ferramenta de análise de conteúdo segundo Bardin. Emergiram quatro categorias: autonomia como reconhecimento de valor; relacionamento com usuários e profissionais do serviço; sentimento de frustração do estudante diante da realidade dos serviços de saúde; aquisição de competências e habilidades. Muitos dos fatores analisados foram necessários à composição de um quadro compreensivo quanto ao desenvolvimento de competências e habilidades específicas, previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais. Ao final, entendemos que cabe às escolas médicas dar continuidade às reflexões sobre o processo de formação dos graduandos.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DESENVOLVIMENTO DISCENTE NO ESTÁGIO EM ESTRATÉGIA SAÚDE DA.pdf1.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.