00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Maria Viviane Lisboa de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3808086791815875pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Sóstenes Ericson Vicente da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1308353368649852pt_BR
dc.contributor.referee1Cavalcante, Maria Socorro Aguiar de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6428711681688374pt_BR
dc.contributor.referee2Peixoto, Ana Lydia Vasco de Albuquerque-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1228138633088698pt_BR
dc.contributor.referee3Rodarte, Renato Santos Rodarte-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3696478573532280pt_BR
dc.creatorDuarte, Ana Paula Ramos da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4737146001498462pt_BR
dc.date.accessioned2016-05-04T22:55:22Z-
dc.date.available2016-05-04-
dc.date.available2016-05-04T22:55:22Z-
dc.date.issued2015-12-16-
dc.identifier.citationDUARTE, Ana Paula Ramos da Silva. o processo de curricularização da enfermagem no Brasil. 2015. 85 f. Dissertação (Mestrado em Profissional em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1316-
dc.description.abstractThis Scholar Paper fulfils the requirements of completion of a Postgraduate Course and presents the research carried out at the Professional Master's Program in Health Education (MEPS) of the Medical School of the Federal University of Alagoas, during the period from 2013 to 2015. This research work had the purpose of reconstitute the process of curricularising at the Brazilian Nursing Schools. The methodological approach selected was a documentary analysis of the data as qualitative research. The documents analyzed and interpreted by the technique of content analysis were: the National Curriculum Guidelines (DCN’s), the Course Curriculum Guidelines for Undergraduate in Nursing and Nursing Specific Legislation, as well as documents of entities as Regional Nursing Council, Federal Nursing Council and Brazilian Nursing Association (COREN/COFEN/ABEN). The categories that emerged in the results were: Training in Brazilian Nursing and Nursing Curriculum Documentary Bases in Brazil. It was observed that the curricularising process is evident through all the analysis of the thematic categories, although in a very unobtrusive way, but when associated within a general context it turns out on what it is called a curricularising process. In addition to the preparation of this article, it was decided that the product of this research could also generate a book on the subject, which is in the process of elaboration. The goal of this product is to offer a textual material (book) that can be made available and catalogued at the Central Library of the Federal University of Alagoas, expanding this way the access of the theme to scholars and teachers of undergraduate courses in Nursing, so it will be also available at Libraries of the Nursing Courses of other Colleges existing the State of Alagoas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino na Saúdept_BR
dc.subjectEnfermagem – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectFormação em enfermagempt_BR
dc.subjectEnfermagem – Legislaçãopt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectTraining in nursingpt_BR
dc.subjectLegislation nursingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.titleO processo de curricularização da enfermagem no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeThe process of nursing curricularising in Brazilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso apresenta a pesquisa realizada no Programa de Mestrado Profissional Ensino na Saúde (MPES) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas, durante o período de 2013 a 2015. Esta pesquisa propôs reconstituir o processo de curricularização da enfermagem brasileira. A opção metodológica foi a pesquisa documental como modalidade da pesquisa qualitativa. Os documentos analisados e interpretados pela técnica da análise de conteúdo foram as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s), Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação em Enfermagem, e legislação específica de enfermagem, bem como documentos das entidades COREN/COFEN/ABEN. As categorias que emergiram nos resultados foram Formação na enfermagem brasileira e Bases documentais do currículo de enfermagem no Brasil. Observa-se que o processo de curricularização evidencia-se durante esta análise de categorias temáticas de forma muito discreta, porém quando associadas num contexto geral tem-se o que chamamos de processo de curricularização. Além da elaboração do artigo, como produto optou-se pela produção de um livro sobre a temática que encontra-se em fase de elaboração. O objetivo deste produto é produzir material textual (livro) que possa ser disponibilizado e catalogado na biblioteca central da UFAL expandindo o acesso a acadêmicos e docentes dos cursos de graduação em enfermagem, assim também disponibilizado às bibliotecas dos cursos de enfermagem das outras faculdades do estado de Alagoas.pt_BR
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