00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Lenilda Austrilino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9553677267671214pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Vilela, Rosana Quintella Brandão-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4657527752217406pt_BR
dc.contributor.referee1Brêda, Mércia Zeviani-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0358871805789407pt_BR
dc.contributor.referee2Paulo José Medeiros de Souza Costa-
dc.contributor.referee2LattesLattes: http://lattes.cnpq.br/9717689915668718pt_BR
dc.creatorVieira, Maria Sharlene dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6316111190151660pt_BR
dc.date.accessioned2016-04-21T20:37:48Z-
dc.date.available2016-04-20-
dc.date.available2016-04-21T20:37:48Z-
dc.date.issued2013-09-04-
dc.identifier.citationVIEIRA, Maria Sharlene dos Santos. Os estágios em um serviço de urgência : o olhar dos gestores. 2013. 52 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1306-
dc.description.abstractEmergency services 24 hours non-hospital of the Secretary of State of Alagoas are public institutions that features field training in different training areas. But in the last two years in the studied unit stages are restricted to one sector and an interest in expanding this type of activity has been evidenced for unit managers. Thus, questions arose that culminated in the preparation of this academic work. The research sought to identify aspects that guide the development stage in an emergency service through the speeches of the managers in order to understand what they think and know about the stages was expressed in a scientific article and its results have led to production of a intervention project. Through this work placements of managers emerged demonstrating that the lack of integrative actions between academia and professional service occurs because the professionals do not feel able to teach, but even so the stages are authorized by managers because they felt something needed in training. The intervention project is the starting point for building collective reflection on planning and shared with the stakeholders is something relevant in this construction.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstágio Clínicopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de Pessoalpt_BR
dc.subjectEmergênciaspt_BR
dc.subjectAlagoas. Secretaria de Saúde e Serviço Socialpt_BR
dc.subjectClinical Stagept_BR
dc.subjectStaff developmentpt_BR
dc.subjectEmergenciespt_BR
dc.subjectAlagoas. Department of Health and Social Servicespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.titleOs estágios em um serviço de urgência : o olhar dos gestorespt_BR
dc.title.alternativeStages in an emergency service: the look of managerspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoOs serviços de Urgência 24 horas não hospitalar da Secretaria de Estado de Alagoas são instituições públicas que apresenta campo do estágio em diferentes áreas de formação. Mas nos últimos dois anos na unidade em estudo os estágios se restringem a um setor e o interesse pela ampliação desse tipo de atividade não tem sido evidenciado entre os gestores da unidade. Com isso, surgiram indagações que culminaram na elaboração deste trabalho acadêmico. A pesquisa procurou identificar os aspectos que norteiam o desenvolvimento do estágio em um serviço de urgência através das falas dos gestores com o intuito de compreender o que eles pensam e sabem acerca dos estágios Foi expressa em um artigo científico e seus resultados levaram a produção de um projeto de intervenção. Através deste trabalho surgiram posicionamentos dos gestores demonstrando que a falta de ações integrativas entre academia e profissionais do serviço ocorre em virtude dos profissionais não se sentirem aptos para o ensino, mas mesmo assim os estágios são autorizados pelos gestores por acharem algo necessário na formação profissional. O projeto de intervenção é o ponto de partida para a construção coletiva e uma reflexão sobre planejamento compartilhado com os atores envolvidos é algo relevante nesta construção.pt_BR
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