00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) EENF - ESCOLA DE ENFERMAGEM Dissertações e Teses defendidas na UFAL - EENF
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Regina Maria dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4234682461697024pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Tânia Cristina Franco dos-
dc.contributor.referee2Trezza, Maria Cristina Soares Figueiredo-
dc.creatorCosta, Laís de Miranda Crispim-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0504032424686394pt_BR
dc.date.accessioned2015-11-03T21:02:54Z-
dc.date.available2015-11-03-
dc.date.available2015-11-03T21:02:54Z-
dc.date.issued2012-12-19-
dc.identifier.citationCOSTA, Laís de Miranda Crispim. Tecitura da identidade profissional da primeira turma do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas: contribuição do corpo docente– 1973/1977. 2012. 109 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem e Farmácia, Programa de Pós Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/1166-
dc.description.abstractIt is a socio-historical study that aimed to examine the contribution of the faculty to the formation of professional identity of the students of the first undergraduate degree in nursing from Alagoas and discuss the contributions of this faculty to the nursing in Alagoas. The clipping was the social and temporal city of Maceió, in the period between 1973 and 1977, with the initial mark the official news of the course creation and as late mark the graduation of the first class in June 1977. The theoretical framework was the "Civilizing Process" of Norbert Elias. The primary sources were the official documents of the Central Archive of the Nursing Course Coordination Council and Federal University of Alagoas, the documents resulting from the transcription of the interviews of teachers and their personal files. Secondary sources were written by authors who discuss the history of Brazil and Alagoas. To collect the testimonials we used the Oral History theme through a semistructured interview. All subjects signed an informed consent and the project was approved by CEPE / UFAL (No. 23065.015735/2011-40 process). 13 people were interviewed and data analysis did understand that the rearrangement of teachers in the course contributed to the professional identity of students from the first group, mainly in three directions: the construction of identity "be a nurse" in the way of putting in services health and how to position themselves politically. Teachers provided a solid education so that the students build a professional identity of a competent nurse, with knowledge, skill and attitude, able to lead the nursing team and learn to stand before other health professionals with commitment and zeal for their chosen profession.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Enfermagempt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectIdentidade Profissionalpt_BR
dc.subjectHistória da Enfermagempt_BR
dc.subjectDocentes de Enfermagempt_BR
dc.subjectHistory of Nursingpt_BR
dc.subjectProfessional Identitypt_BR
dc.subjectFaculty of Nursingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpt_BR
dc.titleTecitura da identidade profissional da primeira turma do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas: contribuição do corpo docente– 1973/1977pt_BR
dc.title.alternativeWeaving Professional identity of the first class of graduate courses in Nursing, Federal University of Alagoas: contribution of facultypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoTrata-se de um estudo histórico-social que teve como objetivos analisar a contribuição do corpo docente para a configuração da identidade profissional das egressas do primeiro curso de graduação em enfermagem de Alagoas e discutir as contribuições das enfermeiras docentes à enfermagem alagoana. O recorte social e temporal foi o município de Maceió, no período compreendido entre 1973 e 1977, tendo como marco inicial a notícia oficial de criação do curso e como marco final, a formatura da primeira turma em junho de 1977. O referencial teórico foi o “Processo Civilizador” de Norbert Elias. As fontes primárias foram os documentos oficiais do Arquivo Central, da Coordenação do Curso de Enfermagem e do Conselho Universitário da UFAL, os documentos resultantes da transcrição das entrevistas dos professores e seus arquivos pessoais. As fontes secundárias foram compostas por autores que abordam a História do Brasil e de Alagoas. Para recolher os depoimentos foi utilizada a História Oral temática, através de uma entrevista semidirigida. Todos os sujeitos assinaram um termo de consentimento livre e esclarecido e o projeto foi aprovado pelo CEPE/UFAL (processo de nº 23065.015735/2011-40). Foram entrevistadas 13 pessoas e a análise dos dados fizeram entender que o rearranjo dos professores no curso contribuiu para a identidade profissional das alunas da primeira turma, sobretudo em três direções: na construção da identidade de “ser enfermeira”, na maneira de se colocar nos serviços de saúde e na forma de se posicionar politicamente. Os docentes proporcionaram uma formação sólida, de modo que as alunas construíssem uma identidade profissional de uma enfermeira competente, com conhecimento, habilidade e atitude, capaz de liderar a equipe de enfermagem e saber se posicionar perante os outros profissionais da área da saúde, com compromisso e zelo pela profissão escolhida.pt_BR
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