00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CEDU Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9817
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Freitas, Maria Auxiliadora Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7605354687169566pt_BR
dc.contributor.referee1Barros, Abdizia Maria Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8978186925444582pt_BR
dc.contributor.referee2Alves, Maria Dolores Fortes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4130544132802418pt_BR
dc.creatorBarros, Kelly Aparecida Ferreira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6709276160001393pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-08T21:17:26Z-
dc.date.available2022-11-08-
dc.date.available2022-11-08T21:17:26Z-
dc.date.issued2020-03-21-
dc.identifier.citationBARROS, Kelly Aparecida Ferreira de. As contribuições das tecnologias como recurso pedagógico para melhoria do processo de ensino e aprendizagem., 2022. 19 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação ) – Centro de Educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação , Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9817-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Especialização em Estratégias Didáticas para Educação Básica com uso das TICpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) .pt_BR
dc.subjectEducação à Distânciapt_BR
dc.subjectAprendizagem Significativpt_BR
dc.subjectProcesso de Ensinopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleAs contribuições das tecnologias como recurso pedagógico para melhoria do processo de ensino e aprendizagempt_BR
dc.typeEspecializaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta uma abordagem sobre o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) como recurso didático em sala de aula para promover a aprendizagem dos alunos. Avalia-se que o uso dessas tecnologias deve ser sistematizado para que haja a devida apropriação do conhecimento. O objetivo é apresentar didaticamente a viabilidade do uso das TDICs no processo de ensino e aprendizagem. Optou-se como metodologia por uma revisão de literatura com base em livros e estudos relacionados ao tema, cujas referências encontram-se em autores, tais como: Romero (2017); Almeida (2014); Ribeiro et al. (2012); Costa Jr. (2012); e Ausubel (1982). Compreende-se que o avanço tecnológico interfere no processo educacional, por isso deve ser sistematizado para favorecer uma aprendizagem significativa, que conforme Ausubel (1982) é ampliar e reconfigurar ideias já presentes na estrutura mental para relacionar e acessar novos conteúdos.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
As contribuições das tecnologias como recurso pedagógico para melhoria do processo de ensino e aprendizagem.pdf753.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.