00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICBS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9760
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Lilian Carmen Lima dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8090753549399751pt_BR
dc.contributor.referee1Mota, Maria Danielle Araújo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9647457248949178pt_BR
dc.contributor.referee2Nicácio, Saulo Verçosa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3794004314434608pt_BR
dc.creatorSantos, Thiago Pedro de Oliveira dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7031087539194751pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-19T16:32:43Z-
dc.date.available2022-06-22-
dc.date.available2022-10-19T16:32:43Z-
dc.date.issued2022-02-22-
dc.identifier.citationSANTOS, Thiago Pedro de Oliveira dos. O saber-fazer do professor e a avaliação da aprendizagem de ciências: uma análise documental. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Curso de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9760-
dc.description.abstractThe Learning assessment is a fundamental element for an education focused on the unabridged formation of the student. It i salso understood that it needs to be worked on in all its dimensions: diagnostic, formative and somatic. The effectiveness of it in the school context depends on the teacher’s know-how to do whose literature points out as plural by several types of knowledge. The present study aimed to reflect on a perspective of learning assessment according to the National Common Curriculum Base and the Alagoas Curricular Reference. A qualitative, descriptive research was carried out for that goal. Using books on bibliographic research evaluation, pedagogical procedures such as Bloom, Hasting and Madaus (1993), Luckesi (1999; 2001; 2011) and Vasconcellos (2003), and pedagogical procedures as Freire (1996), Gauthier et al. (1998), Scalcon (2008), Tardif (2002), Tardif and Lessard (2014) and Carvalho (2014). furthermore, the documentary research National Common Curricular Base and the Alagoas Curricular Reference are analyzed. Based on the thematic analysis of the contents gathered, it was concluded that the main purpose of the evaluation in the area, presented in the National Curricular Common Base of Alagoas, is offered to the students the contact with practices, processes and procedures of science, in a proper way that they learn how to intervene in society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectSaber-fazer docentept_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectPedagogical know-how to dopt_BR
dc.subjectLearning assessmentpt_BR
dc.subjectSciencespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleO saber-fazer do professor e a avaliação da aprendizagem de ciências: uma análise documentalpt_BR
dc.title.alternativeThe teacher’s know-how to do and the assessment of science learning: a document analysispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA avaliação da aprendizagem é elemento fundamental para uma educação voltada para a formação de qualidade e integral do aluno. Para isso, entende-se que essa precisa ser trabalhada em todas as suas dimensões: diagnóstica, formativa e somativa. A efetividade dessa no contexto escolar depende o saber-fazer docente, cuja literatura aponta como plural, composta por múltiplos saberes. O presente estudo teve como objetivo refletir sobre a perspectiva de avaliação da aprendizagem conforme a Base Nacional Curricular Comum e o Referencial Curricular de Alagoas. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo. Como procedimento, adotou-se a pesquisa bibliográfica, utilizando livros sobre avaliação da aprendizagem, tais como Bloom, Hastings e Madaus (1993), Luckesi (1999; 2001; 2011) e Vasconcellos (2003), e saber-fazer pedagógico, tais como Freire (1996), Gauthier et al. (1998), Scalcon (2008), Tardif (2002), Tardif e Lessard (2014) e Carvalho (2014). Além disso, adotou-se a pesquisa documental, analisando-se a Base Nacional Curricular Comum e o Referencial Curricular de Alagoas. Com base na análise temática dos conteúdos reunidos, concluiu-se que o principal propósito da avaliação na área, presente na Base Nacional Curricular Comum e no Referencial Curricular de Alagoas, é oferecer aos estudantes o contato com práticas, processos e procedimentos de pesquisa científica, de tal forma que aprendam a intervir na sociedade.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O saber-fazer do professor e a avaliação da aprendizagem de ciências: uma análise documental.pdf420.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.