00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9757
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mercado, Luís Paulo Leopoldo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5780536667755396pt_BR
dc.contributor.referee1Francisco, Deise Juliana-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2130-2588pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3256764275787933pt_BR
dc.contributor.referee2Andrade, Luiz Adolfo de Paiva-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-8894-859Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7751961142638093pt_BR
dc.contributor.referee3Gaia, Rossana Viana-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-7592-1881pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4018992389689693pt_BR
dc.creatorNeves, Nasson Paulo Sales-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0051895122704462pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-17T22:59:10Z-
dc.date.available2022-10-17-
dc.date.available2022-10-17T22:59:10Z-
dc.date.issued2013-03-22-
dc.identifier.citationNEVES, Nasson Paulo Sales. Educação mediada por interface : o potencial pedagógico da hipermídia – análise dos materiais didáticos do PROUCA – Formação Brasil. 2022. 225 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9757-
dc.description.abstractThe study investigate intervention of integration between elements of communication virtual spaces and interfaces of hypermedia with graphic factors, technical and pedagogic through of an study of event interfaces of modules of formation Brazil. Utilized search exploration in virtual environment of apprenticeship of program, in which the data were analyzed through of technical of analys of content. Have how to parameter and pedagogical design and design of interaction, aiming identify itself these elements and factors cited stay contemplated in digital interface of environment these parameters in this critical analysis of interfaces, associated with concept of communicative competence and of concept of interfaces of hypermedia while cognitive tool, allow to reflect. How integration. These factors interrelation with virtual space of communication elaborated for modules of PROUCA change communicative potential, interactive and of authorship having in interface of apprentice ship, and if agreements have implicating in process of acquisition of competence by teacher. The collection of data was realized to depart of an hyper textual of modules, with methods be not invasion and without the present of usuary. To depart of crossing these data was evaporated an instrument of analysis with the categories images, navigation, interaction and interactivity, a board of apprenticeship organization of content, virtual spaces of communication and communicational competences. The analysis of results utilizing methods of descritives studies and qualitative enable to emphatize the favourable points and unfavorable of the PROUCA – formation Brazil, how reference the necessities of agreement and reconfiguration and alterations of standard techno-pedagogical utilized and possibilities of readapted themselves for these perspectives, in another phase and to reflect about the consequence of incorporation of these new elements and communicational perspectives in formation of teacher.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectPROUCApt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectWeb 2.0pt_BR
dc.subjectMateriais didáticos digitaispt_BR
dc.subjectFerramentas onlinept_BR
dc.subjectInterfaces de hipermídiapt_BR
dc.subjectApprenticeshippt_BR
dc.subjectTools Onlinept_BR
dc.subjectCommunicationspt_BR
dc.subjectInterface Hypermediapt_BR
dc.subjectDidactics Materials Digitalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleEducação mediada por interface : o potencial pedagógico da hipermídia – análise dos materiais didáticos do PROUCA – Formação Brasilpt_BR
dc.title.alternativeEducation mediated interface: the pedagogical potential of hypermedia - analysis of the textbooks PROUCA - Formação Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO estudo investiga a integração entre os elementos comunicacionais espaços virtuais de comunicação e interfaces de hipermídia com os fatores gráficos, técnicos e pedagógicos, através de um estudo de caso das interfaces dos módulos de formação do Programa Um Computador por Aluno (PROUCA) Formação Brasil. Utilizou pesquisa exploratória no ambiente virtual de aprendizagem do programa, na qual os dados foram analisados mediante de técnicas de análise de conteúdo, tendo como parâmetro o design pedagógico e o design de interação, visando identificar se os elementos e fatores citados estão contemplados na interface digital do ambiente. A utilização desses parâmetros na análise crítica das interfaces, associada ao conceito de competência comunicacional e o conceito de interfaces de hipermídia enquanto ferramenta cognitiva, permite refletir como a integração desses fatores em relação ao espaço virtual de comunicação elaborado para os módulos do PROUCA altera o potencial comunicativo, interativo e de autoria existente na interface de aprendizagem, e se essas alterações têm implicações no processo de aquisição de competências pelo professor. A coleta dos dados foi realizada a partir de uma leitura hipertextual dos módulos, com medidas não invasivas e sem a presença do usuário. A partir do cruzamento desses dados foi elaborado um instrumento de análise com as categorias imagens, navegação, interação e interatividade, abordagens de aprendizagem, organização do conteúdo, espaços virtuais de comunicação e competências comunicacionais. A análise dos resultados utilizando métodos de estudos descritivos e qualitativos possibilitou verificar os pontos favoráveis e desfavoráveis do PROUCA – Formação Brasil, como referência às necessidades de ajustes, reconfigurações e alterações de padrões tecnopedagógicos utilizados e a possibilidade de readaptá-los a estas perspectivas, numa outra fase, e refletir sobre as consequências da incorporação desses novos elementos e perspectivas comunicacionais na formação do professor.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.