00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAU - FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FAU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - DESIGN - FAU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9591
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mazzini Júnior, Edu Grieco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6685296424528108pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes, Danielly Amatte-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4848182363467970pt_BR
dc.contributor.referee2Cantalice, Juliana Donato de Almeida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2951056442406718pt_BR
dc.creatorLins, Kalana Barros-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0128413838979236pt_BR
dc.date.accessioned2022-08-31T19:30:48Z-
dc.date.available2022-08-26-
dc.date.available2022-08-31T19:30:48Z-
dc.date.issued2020-12-11-
dc.identifier.citationLINS, Kalana Barros. O uso da xilogravura de Eneias Tavares dos Santos na criação de uma linha de mobiliário. 2022. 123 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Curso de Design, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9591-
dc.description.abstractTo better undersant this college Project it was importante to understand what woodcutting is about, its origin, where it is commonly found and its importande. The main objective was to seek the development of line of furniture using s woodcut by Eneias Tavares dos Santos to enhance the Northeastern culture and its popular knowledge, using the design methodology of Bernd Lobach. Several analyzes were made, each of them involves several tools with diferente oobjectives so that each og them could assist in the processo f building this Project. Based on this, it was necessary to find the main másters of this art in Brazil, especially in the Northeast. From this, we searched for inspirations of works that had this character of uplifting popular culture. With that, the requeriments were outlined so that from the moment the creation of the pieces occurred. A line of furniture was created: sideboard, bench and coffee table using elements from Eneias’ woodcut to adorn the furniture. The prints placed in the furniture line were raised from the woodcuts of Eneias as a way of valuing the Alagoas culture and the characteristic elements of its people. Finally, such furniture and raw material used in the woodcut matrices, the pine wood, which had its elements stamped on the products generated as a means of extolling this popular knowledge that is being selected from the side.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Designpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectXilogravurapt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectMobiliário – Projetospt_BR
dc.subjectWoodcutpt_BR
dc.subjectNortheastern Culturept_BR
dc.subjectFurniturept_BR
dc.subjectSantos, Eneias Tavares dospt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALpt_BR
dc.titleO uso da xilogravura de Eneias Tavares dos Santos na criação de uma linha de mobiliáriopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoPara entender melhor esse trabalho foi importante compreender do que se trata a xilogravura, sua origem, onde comumente é encontrada e sua importância. O objetivo principal foi buscar o desenvolvimento de uma linha de mobiliário usando a xilogravura de Eneias Tavares dos Santos para enaltecer a cultura nordestina e seus saberes populares, para isso foi usada a metodologia de design de Bernd Löbach. Foram feitas diversas análises, cada uma delas usou várias ferramentas com objetivos diferentes para que cada uma delas auxiliasse no processo de construção desse trabalho. Com base nisso, foi necessário encontrar os principais mestres dessa arte no Brasil, em especial no Nordeste, a contar disso buscou-se por inspirações de trabalhos que tivessem esse caráter de enaltecimento da cultura popular. Com isso, requisitos foram traçados para que a partir deles ocorresse a criação das peças. Uma linha de mobiliário foi criada: aparador, banco e mesa de centro usando elementos da xilogravura de Eneias para adornar os móveis. As estampas colocadas na linha de mobiliário foram criadas a partir das xilogravuras de Eneias como modo de valorizar a cultura alagoana e os elementos característicos do seu povo. Por fim, tal mobiliário usou a matéria-prima utilizada nas matrizes da xilogravura, a madeira pinus, que teve seus elementos estampados nos produtos gerados como meio de enaltecer esse saber popular que está sendo deixado de lado.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - DESIGN - FAU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O uso da xilogravura de Eneias Tavares dos Santos na criação de uma linha de mobiliário.pdf7.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.