00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9537
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Nadja Naira Aguiar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1524039490409323pt_BR
dc.contributor.referee1Faria, Núbia Rabelo Bakker-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2601535662260389pt_BR
dc.contributor.referee2Lopes, Adna de Almeida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4061859895008214pt_BR
dc.creatorFreire, José Adailton Cortez-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9372313334671639pt_BR
dc.date.accessioned2022-08-16T21:36:12Z-
dc.date.available2022-08-16-
dc.date.available2022-08-16T21:36:12Z-
dc.date.issued2014-10-14-
dc.identifier.citationFREIRE, José Adailton Cortez. O gênero discursivo redação de vestibular em sala de aula: as armadilhas da escrita e as (indis)posições do sujeito. 2022. 1689 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9537-
dc.description.abstractThis study aims to analyze the textual production of students of the third year of high school, the night school, with regard to gender discursive essay exam, seeking to reflect, from situations forged in the classroom, on the printed writings of students, causing different (indis)positions in the subjects involved in this relationship with education. Therefore, it was important to highlight the surroundings of the research, like characteristic of the night school in question, and characterize the participating subjects, including the teacher, who now also stands in the position of researcher (on own teaching practice), the school surroundings and the socio-historical context in which students are placed. From a methodological standpoint, this study is characterized as an empirical research of qualitative nature - the case study approach, taking into account the specificities of Evening high school this institution. Theoretical discussions of these analyzes, with regard to the ratio of subject / language are supported mainly by Bakhtin (1999, 2006), Faraco (2009), Geraldi (1997, 2001), Larrosa (1999, 2004) and Carvalho (2001) - scholars who excel in a socio-historical conception of the subject, in which dialogicity is registration place in the language.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSujeitopt_BR
dc.subjectEscola noturnapt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectRedação de vestibularpt_BR
dc.subjectSubjectpt_BR
dc.subjectNight schoolpt_BR
dc.subjectLanguagept_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectWriting college entrancept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.titleO gênero discursivo redação de vestibular em sala de aula: as armadilhas da escrita e as (indis)posições do sujeitopt_BR
dc.title.alternativeThe discursive genre writting college entrance in class: the pitfall of writing and (indis) positions of the subjectpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo analisar a produção textual de alunos do 3o ano do Ensino Médio, da escola noturna, no que se refere ao gênero discursivo redação de vestibular, procurando refletir, a partir das situações forjadas em sala de aula, sobre os movimentos impressos nas escritas dos alunos, que provocam diferentes (indis)posições nos sujeitos implicados nesta relação de ensino. Para tanto, foi importante destacar o entorno da pesquisa, ou seja, apresentar as características da escola noturna em questão, além de caracterizar os sujeitos participantes, inclusive o professor, que ora também se coloca na posição de pesquisador (na própria prática docente), o ambiente escolar e o contexto sociohistórico no qual os estudantes estão inseridos. Do ponto de vista metodológico, esse estudo caracteriza-se como uma pesquisa empírica de natureza qualitativa – na abordagem estudo de caso, levando em conta as especificidades do Ensino Médio noturno desta instituição. As discussões teóricas das referidas análises, no que se refere à relação do sujeito/língua, foram sustentadas, principalmente, por Bakhtin (1999; 2006), Faraco (2009), Geraldi (1997; 2001), Larrosa (1999; 2004) e Carvalho (2001) – estudiosos que primam por uma concepção sócio-histórica dos sujeitos, na qual a dialogicidade é o lugar de inscrição na linguagem.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.