00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9532
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Givaldo Oliveira dos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7525-3526pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2811899043438299pt_BR
dc.contributor.referee1Cesana, Andressa-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8028-9526pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9217101684156531pt_BR
dc.contributor.referee2Guerra, Ediel Azevedo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0278809014425200pt_BR
dc.creatorSilva, Uiltamar Miranda da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1382340858396503pt_BR
dc.date.accessioned2022-08-13T15:07:08Z-
dc.date.available2022-08-13-
dc.date.available2022-08-13T15:07:08Z-
dc.date.issued2015-04-29-
dc.identifier.citationSILVA, Uiltamar Miranda da. As frações e os jogos matemáticos: uma relação de interação em turmas do 6o ano do ensino fundamental. 2022. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9532-
dc.description.abstractThis research is due to the fact that content fractions was identified, in the midst of an investigation with teachers of the municipality, as being the most problematic at getting to make the city's students reach a satisfactory learning in assessments. The objective of this work is the development, implementation and analysis of a didactic sequence aimed at promoting ownership of the content fractions by students, through mathematical games in classes of 6th grade elementary school of the Messias-Al municipality. It is based mainly on Vygotsky ideas advocating active student participation in the learning process and which has as one of the points of convergence with Piaget's theory the idea that the game is an important educational resource that provides learning. The work has as a methodological foundation to Didactic Engineering, a methodology that studies the work done in the classroom through an internal validation process, ie comparing what students know before having contact with the teaching tool with what he could understand after the completion of the work. The didactic sequence proposal aims to improve the quality of math classes, helping students in performing daily activities involving content fractions and encouraging teachers to work the playful more spontaneously, directing them to the growth and maturation of a most appropriate pedagogical practice to the student.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFraçõespt_BR
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.subjectJogos matemáticospt_BR
dc.subjectZona de Desenvolvimento Proximalpt_BR
dc.subjectEngenharia Didáticapt_BR
dc.subjectFractions. Math Gamespt_BR
dc.subjectInstructional Sequencept_BR
dc.subjectDidactic Engineeringpt_BR
dc.subjectZone of Proximal Developmentpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTEpt_BR
dc.titleAs frações e os jogos matemáticos: uma relação de interação em turmas do 6o ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa se deve ao fato de que o conteúdo frações foi identificado, em meio a uma investigação feita com professores de um referido município, como sendo o de maior problemática no sentido de conseguir fazer com que os alunos do município alcancem uma aprendizagem satisfatória nas avaliações. O objetivo deste trabalho consiste no desenvolvimento, na aplicação e na análise de uma sequência didática destinada à promoção da apropriação do conteúdo frações por parte dos alunos, através de jogos matemáticos em turmas do 6o ano do ensino fundamental do município de Messias-Al. Fundamenta-se principalmente nas ideias de Vygotsky que defende a participação ativa do aluno no processo de aprendizagem e que possui como um dos pontos de convergência com a teoria de Piaget a ideia de que o jogo é um importante recurso pedagógico e que proporciona aprendizagem. O trabalho possui como fundamento metodológico a Engenharia Didática, uma metodologia que estuda os trabalhos desenvolvidos em sala de aula por meio de um processo de validação interno, isto é, confrontando aquilo que o aluno sabia antes de ter contato com o instrumento didático com aquilo que ele conseguiu compreender após a realização do trabalho. A sequência didática proposta objetiva a melhoria da qualidade das aulas de matemática, auxiliando os alunos na realização de atividades cotidianas que envolvam o conteúdo frações e incentivando os professores a trabalharem o lúdico de forma mais espontânea, direcionando-os para o crescimento e amadurecimento de uma prática pedagógica mais adequada ao educando.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
As frações e os jogos matemáticos - uma relação de interação em turmas do 6º ano do ensino fundamental.pdf2.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.