Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9518
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Gomes, Yana Liss Soares | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0003-4303-9194 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5441988893925908 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Meniconi, Flávia Colen | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0001-5182-258X | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8299342638695738 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Adriana Cavalcanti dos | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-4556-282X | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6659666517367641 | pt_BR |
dc.creator | Silva, Roberto José da | - |
dc.creator | Lima, Thais Mayra Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-11T18:18:51Z | - |
dc.date.available | 2022-08-11 | - |
dc.date.available | 2022-08-11T18:18:51Z | - |
dc.date.issued | 2020-01-28 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Roberto José da; LIMA, Thais Mayra Silva. Gêneros textuais e ensino de língua portuguesa: análise de livro didático. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9518 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
dc.subject | Gêneros textuais | pt_BR |
dc.subject | Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.title | Gêneros textuais e ensino de língua portuguesa: análise de livro didático | pt_BR |
dc.title.alternative | Generos textuales y enseñanza de lengua portuguesa: analisis de libro didactico | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo traz uma reflexão acerca das propostas apresentadas pelo livro didático (LD) referente a abordagem dos gêneros textuais para o ensino de Língua Portuguesa. Para tanto, realizamos uma análise com o objetivo de descrever as propostas dos gêneros textuais do material didático, bem como, das atividades de leitura, produção textual, oralidade e análise linguística. Utilizamos como embasamento teórico os estudos de Antunes (2003) sobre o ensino de Língua Portuguesa, Marcuschi (2002, 2006, 2009); Mendonça (2005) e Bezerra (2005) sobre gêneros textuais, como também os de Albuquerque e Ferreira (2019); Santos, Albuquerque e Mendonça (2007); Bittencourt (1985); Bunzen; Rojo (2008) e Ota (2009) sobre o LD, dentre outros. O corpus desta pesquisa constitui-se da coleção Ápis do 4o ano do Ensino Fundamental. A partir da referida análise, foi constatado que os gêneros textuais são apresentados como ponto focal das propostas de ensino, visto que, o LD contempla os quatro eixos estruturantes para o ensino de língua materna, ainda que apresente uma preocupação maior em trabalhar conteúdos gramaticais e ortográficos. Concluímos que, as atividades apresentadas, se executadas conforme o roteiro sugerido, podem favorecer o reconhecimento das características dos gêneros textuais, enquanto práticas sociais, e assim, contribuir para a formação de leitores e escritores. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Gêneros textuais e ensino de língua portuguesa - análise de livro didático.pdf | 1.36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.