00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9518
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gomes, Yana Liss Soares-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4303-9194pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5441988893925908pt_BR
dc.contributor.referee1Meniconi, Flávia Colen-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5182-258Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8299342638695738pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Adriana Cavalcanti dos-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-4556-282Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6659666517367641pt_BR
dc.creatorSilva, Roberto José da-
dc.creatorLima, Thais Mayra Silva-
dc.date.accessioned2022-08-11T18:18:51Z-
dc.date.available2022-08-11-
dc.date.available2022-08-11T18:18:51Z-
dc.date.issued2020-01-28-
dc.identifier.citationSILVA, Roberto José da; LIMA, Thais Mayra Silva. Gêneros textuais e ensino de língua portuguesa: análise de livro didático. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9518-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleGêneros textuais e ensino de língua portuguesa: análise de livro didáticopt_BR
dc.title.alternativeGeneros textuales y enseñanza de lengua portuguesa: analisis de libro didacticopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste artigo traz uma reflexão acerca das propostas apresentadas pelo livro didático (LD) referente a abordagem dos gêneros textuais para o ensino de Língua Portuguesa. Para tanto, realizamos uma análise com o objetivo de descrever as propostas dos gêneros textuais do material didático, bem como, das atividades de leitura, produção textual, oralidade e análise linguística. Utilizamos como embasamento teórico os estudos de Antunes (2003) sobre o ensino de Língua Portuguesa, Marcuschi (2002, 2006, 2009); Mendonça (2005) e Bezerra (2005) sobre gêneros textuais, como também os de Albuquerque e Ferreira (2019); Santos, Albuquerque e Mendonça (2007); Bittencourt (1985); Bunzen; Rojo (2008) e Ota (2009) sobre o LD, dentre outros. O corpus desta pesquisa constitui-se da coleção Ápis do 4o ano do Ensino Fundamental. A partir da referida análise, foi constatado que os gêneros textuais são apresentados como ponto focal das propostas de ensino, visto que, o LD contempla os quatro eixos estruturantes para o ensino de língua materna, ainda que apresente uma preocupação maior em trabalhar conteúdos gramaticais e ortográficos. Concluímos que, as atividades apresentadas, se executadas conforme o roteiro sugerido, podem favorecer o reconhecimento das características dos gêneros textuais, enquanto práticas sociais, e assim, contribuir para a formação de leitores e escritores.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gêneros textuais e ensino de língua portuguesa - análise de livro didático.pdf1.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.