06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9352
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Voss, Lilian Kelly de Almeida Figueiredo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9971525425067763pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Rodrigo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2632193407434077pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Noélia Rodrigues dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5674284994338873pt_BR
dc.creatorSilva, Vanessa Lima da-
dc.date.accessioned2022-07-07T15:46:43Z-
dc.date.available2022-07-07-
dc.date.available2022-07-07T15:46:43Z-
dc.date.issued2022-03-03-
dc.identifier.citationSILVA, Vanessa Lima da. Aulas online: relatos virtuais sobre a importância das tecnologias num momento pandêmico. 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9352-
dc.description.abstractThe theme we are now investigating sought to reflect on how online classes highlighted the importance of technologies to assist the teaching and learning process at the time of a pandemic between the years 2020, 2021 and 2022. Based on qualitative assumptions, through a bibliographic research in articles, books and other references, we use as a theoretical lens authors such as: Voss, Lira and Vieira (2021), Lacerda and Greco Junior (2021), among others. The reports collected through the asynchronous classes, available in the virtual learning environment (VLE) Moodle, indicate how much students understand the uniqueness of technologies, above all, so that classes were not cancelled, but the evidence also proved the numerous difficulties and doubts about the use of media in the virtual classroom, either because of the precariousness in several nuances, mainly in public networks, or because of the lack of teacher training and preparation. The studies carried out presented reflections on how much technology is part of students' lives, and it is essential to teach how to use these tools in an educational way, both to lead them to good use and to insert them into the digital world.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação remotapt_BR
dc.subjectAulas remotaspt_BR
dc.subjectAula on-linept_BR
dc.subjectAmbiente Virtual de Aprendizagem - AVApt_BR
dc.subjectTecnologia da Informação e Comunicação - TICpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleAulas online relatos virtuais sobre a importância das tecnologias num momento pandêmicopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA temática que ora investigamos, buscou refletir sobre como as aulas online evidenciaram a importância das tecnologias para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem no momento de pandemia entre os anos de 2020, 2021 e 2022. Com base nos pressupostos qualitativos, mediante uma pesquisa bibliográfica em artigos, livros e demais referências, usamos como lente teórica autores como: Voss, Lira e Vieira (2021), Lacerda e Greco Junior (2021), entre outros. Os relatos coletados através das aulas assíncronas, disponibilizadas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Moodle, indica o quanto os discentes entendem a singularidade das tecnologias, sobretudo, para que as aulas não fossem canceladas, porém as evidências também comprovaram as inúmeras dificuldades e dúvidas acerca da utilização dos meios na sala de aula virtual, seja pela precariedade em diversas nuances, principalmente nas redes públicas, ou por falta de formação e preparo docente. Os estudos realizados apresentaram reflexões sobre o quanto a tecnologia faz parte da vida dos discentes, sendo essencial que se ensine como usar essas ferramentas de forma educativa, tanto para levá-los ao bom uso, quanto para inseri-los ao mundo digital.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aulas online relatos virtuais sobre a importância das tecnologias num momento pandêmico.pdf768.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.