Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9255
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Lima, Luís André da Silva | - |
dc.creator | Lira, Thaís Telles Queiroz | - |
dc.creator | Balliano, Tatiane Luciano | - |
dc.creator | Uchôa, Sílvia Beatriz Beger | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-14T19:30:41Z | - |
dc.date.available | 2022-06-14 | - |
dc.date.available | 2022-06-14T19:30:41Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-10 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Luiz André da Silva ; LIRA, Thaís Telles Queiroz ; BALLIANO, Tatiane Luciano ; UCHÔA, Silvia Beatriz Beger. Prospecção de Tecnologias Educacionais em KNX. Cadernos de Prospecção, Salvador, v. 11, n. 5, p. 1546-1557, 10 dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/nit/article/view/27209. | pt_BR |
dc.citation.volume | 11 | pt_BR |
dc.citation.issue | 5 | pt_BR |
dc.citation.spage | 1546 | pt_BR |
dc.citation.epage | 1557 | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.9771/cp.v12i5.27209 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2317-0026 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9255 | - |
dc.description.abstract | This work presents a technological prospection about the educational technologies that use the KNX protocol in their systems. Such protocol consists of an open communication standard to control building and home automation systems. When prospecting the technologies available in the market, it is intended to develop a product for education using components of the KNX system focused on the teaching and learning process within the courses of Buildings and Houses Automation. To do so, the survey was carried out in national and international databases, academic and patent. The results indicate that there is no product to facilitate the learning of KNX technology within the educational institutions, demonstrating the demand to develop a specific procedure to generate products that meet the needs of this market, seeking the diffusion of such knowledge in a simple way. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Cadernos de Prospecção | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Automação Predial | pt_BR |
dc.subject | Automação Residencial | pt_BR |
dc.subject | KNX | pt_BR |
dc.subject | Building Automation | pt_BR |
dc.subject | Home Automation | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
dc.title | Prospecção de Tecnologias Educacionais em KNX | pt_BR |
dc.title.alternative | Prospecting Educational Technologies in KNX | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta uma prospecção tecnológica sobre as tecnologias educacionais que utilizam o protocolo KNX em seus sistemas. Tal protocolo consiste em um padrão de comunicação aberta para controlar sistemas de automação predial e residencial. Ao prospectar as tecnologias disponíveis no mercado, pretende-se desenvolver um produto para educação utilizando componentes do sistema KNX voltado para o processo de ensino e aprendizagem no âmbito dos cursos de Automação de Edifícios e Casas. Para tanto, foi realizado o levantamento em bases de dados acadêmica e de patentes, nacionais e internacionais. Os resultados apontam não existir um produto ou procedimento específico que gere produtos que atendam às necessidades desse mercado e difundam tal conhecimento de modo simples, para facilitar a aprendizagem da tecnologia KNX no âmbito das instituições educacionais, demonstrando haver, assim, uma demanda a ser desenvolvida. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos - IQB |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Prospecção de Tecnologias Educacionais em KNX.pdf | 1.27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.