00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9104
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pereira, Parmênides Justino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6249960365227353pt_BR
dc.contributor.referee1Amorim, Siloé Soares de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5268986830520048pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Marli de Araújo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0840920376251915pt_BR
dc.creatorCastro, Anderson José Carvalho de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4304566796741516pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-18T17:17:54Z-
dc.date.available2022-05-18-
dc.date.available2022-05-18T17:17:54Z-
dc.date.issued2020-11-27-
dc.identifier.citationCASTRO, Anderson José Carvalho de. Apontamentos da intolerância com religiões de matrizes africanas no Ensino fundamental. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais – Ensino a Distância) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9104-
dc.description.abstractThis work presents an approach on the notes of intolerance with religions of African origin in Elementary School. As an objective, it seeks to understand the problem of intolerance with religions of African origin in elementary school; research on cultural and religious diversity in the school space and quote legal documents that support religious education in Brazilian education schools. Religious intolerance is a reality in Brazil, there is still a large number of people who do not understand the importance of Religious Education in schools, however, what may possibly be lacking is information regarding this relevance. Since Brazil is a secular state, Religious Education should not focus on a single religion, thus avoiding proselytism. However, it is necessary for the population to realize that religion is part of Brazilian culture and, as such, must be valued and respected by each one. For the development of the present work, a bibliographic research was carried out, its theoretical framework being composed of authors who developed works pertinent to the topic addressed, as well as, through articles andmonographs found in databases and electronic sites, such as, for example, Scielo and Google Scholar. It is concluded that, although there are laws that are strict regarding religious teaching in schools, which are known to education professionals, few educators actually fulfill what is recommended in them, thus, the issue of intolerance is makes it more and more recurrent.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino religioso - Ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectIntolerância religiosapt_BR
dc.subjectReligiões africanaspt_BR
dc.subjectReligious education - Elementary Schoolpt_BR
dc.subjectReligious intolerancept_BR
dc.subjectAfrican Religionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISpt_BR
dc.titleApontamentos da intolerância com religiões de matrizes africanas no Ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma abordagem sobre os apontamentos da intolerância com religiões de matrizes africanas no Ensino Fundamental. Como objetivo, o mesmo busca conhecer o problema da intolerância com religiões de matrizes africanas no ensino fundamental; pesquisar sobre a diversidade cultural e religiosa no espaço escolar e citar documentos legais que embasam o ensino religioso nas escolas brasileiras. A intolerância religiosa é uma realidade no Brasil, ainda é grande o número de pessoas que não compreendem a importância do Ensino Religioso nas escolas, porém, o que possivelmente deve faltar são informações quanto a essa relevância. Sendo o Brasil um Estado laico, o Ensino Religioso não deve focar em uma única religião, evitando assim o proselitismo. No entanto, é preciso que a população perceba que a religião faz parte da cultura brasileira e, como tal, deve ser valorizada e respeitada por cada um. Para o desenvolvimento do presente trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica, sendo seu referencial teórico composto por autores que desenvolveram obras pertinentes ao tema abordado, assim como, por meio de artigos e monografias encontrados em bancos de dados e sites eletrônicos, como por exemplo, o Scielo e o Google Acadêmico. Conclui-se que, embora existam leis que são taxativas quanto ao ensino religioso nas escolas, sendo estas de conhecimento dos profissionais da educação, poucos são os educadores que de fato cumprem o que está preconizado nas mesmas, sendo assim, a questão da intolerância se torna cada vez mais recorrente.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Apontamentos da intolerância com religiões de matrizes africanas no Ensino fundamental.pdf1.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.