00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9071
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Elisa Fonseca Sena-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3333867842573866pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Isnaldo Isaac-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8346517003296057pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Luis Gustavo Martins-
dc.creatorAraújo, Joanathan Willian Menêses-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7202348978203500pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-13T17:09:58Z-
dc.date.available2022-05-06-
dc.date.available2022-05-13T17:09:58Z-
dc.date.issued2021-09-29-
dc.identifier.citationARAÚJO, Joanathan Willian Menêses. A aprendizagem de números complexos na 3ª série do ensino médio utilizando a metodologia da resolução de problemas de George Polya. 2022. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9071-
dc.description.abstractIn this work, results will be presented on the application of the problem-solving methodology in a 3rd year high school class in a school in Maceió - Al, from the private network, the chosen problem solving was that of George Polya of 1995. To carry out this work, a documental survey was carried out, a bibliographic survey and a case study with the aforementioned class, aiming at a qualitative methodology in teaching practices. In order to better characterize and choose the types of problems that fit the methodology and the proposed subject of complex numbers, an in-depth study was carried out by several theorists, in order to know the types of problems that exist. After choosing the problem, it will be applied to students in the class with the intention of analyzing the learning of complex numbers in the 3rd year of high school. It is hoped that this work raises a discussion between the importance of analyzing the way to teach complex numbers, and the way that the teacher should teach his classes, in a nontraditional way, but aimed at making the student an active participant.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMetodologia de Resolução de Problemaspt_BR
dc.subjectNúmeros complexospt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectGeorge Polyapt_BR
dc.subjectProblem Resolution Methodologypt_BR
dc.subjectComplex numberspt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectGeorge Polyapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleA aprendizagem de números complexos na 3ª série do ensino médio utilizando a metodologia da resolução de problemas de George Polyapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho serão apresentados resultados sobre a aplicação da metodologia de resolução de problemas numa turma do 3º ano do Ensino Médio em escola em Maceió - Al, da rede privada. A resolução de problemas escolhida foi a de George Polya de 1995. Para a realização desse trabalho foram feitos um levantamento documental, um levantamento bibliográfico e um estudo de caso com a turma citada, visando uma metodologia qualitativa em práticas docentes. Para melhor caracterizar e escolher os tipos de problemas que se enquadram na metodologia e no assunto proposto de números complexos, foi realizado um estudo aprofundado por vários teóricos, para conhecer os tipos de problemas que existem. Após escolhido o problema, foi aplicado aos alunos da turma com a intenção de analisar a aprendizagem de números complexos na turma do 3º ano do Ensino Médio. Espera-se que esse trabalho levante uma discussão entre a importância de analisar a maneira de ensinar números complexos, e a maneira que o professor deve ministrar suas aulas, de uma forma não tradicional, mas voltada para que o aluno seja participante ativo.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.