00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9070
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Eliana Kefalás-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7409165890861097pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Fabiana Pincho de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5480057780463997pt_BR
dc.contributor.referee2Medeiros, Ana Clara Magalhães de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3215656538918242pt_BR
dc.creatorCosta, Alessandra Nunes da-
dc.date.accessioned2022-05-13T15:59:00Z-
dc.date.available2022-03-03-
dc.date.available2022-05-13T15:59:00Z-
dc.date.issued2021-10-12-
dc.identifier.citationCOSTA, Alessandra Nunes da. O ensino de literatura com aulas temáticas ministradas no PAESPE. 2022. 23 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9070-
dc.description.abstractThis paper aims to present a proposal for teaching literature that defends the teaching of literature through pre-established themes, in addition to reporting the experiences achieved in the process. The corpus of the research was composed of class diaries produced from classes taught to students of the Paespe by scholarship holders of the PET of the Faculdade de Letras of the Universidade Federal de Alagoas (Ufal) and students' responses to a questionnaire about their experiences in literature classes. The theoretical framework for reflections on the situation of teaching literature in Brazil and the work based on thematic classes came from, among others, the researches of the authors: Alves (2006, 2008, 2014); Cereja (2004); Cosson (2009, 2011); Rangel (2003); Rezende (2013) and Zumthor (2000). Thus, the approach of this work has used three aspects: first, a survey on the perspectives of teaching literature and literary literacy based, among other texts, on the OCMs (2006) and PCNs (2002); second, in the discussion of thematic classesas the main means for literary reading; and, thirdly, the contextualization and analysis of the data. It was concluded that, although more challenging, by prioritizing the appreciation of the literary text the students began to see it also through a new perspective and began to allow themselves to take a critical stance towards literary texts.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português)pt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramento literário - Escolapt_BR
dc.subjectLiteratura – Ensinopt_BR
dc.subjectAulas temáticas – PAESPEpt_BR
dc.subjectLiterary Literacy - Schoolpt_BR
dc.subjectLiterature – Teachingpt_BR
dc.subjectThematic classes - PAESPEpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleO ensino de literatura com aulas temáticas ministradas no PAESPEpt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of literature with thematic classes taught at PAESPEpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino de literatura através de temáticas pré-estabelecidas, além de relatar as experiências obtidas no processo. O corpus da pesquisa foi composto de diários de classe produzidos a partir de aulas ministradas aos alunos do Paespe por bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET) da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e as respostas dos alunos a um questionário sobre suas experiências com o ensino de literatura. O referencial teórico para as reflexões sobre a situação do ensino de literatura no Brasil e o trabalho a partir de aulas temáticas partiu, entre outras, das pesquisas dos autores: Alves (2006, 2008, 2014); Cereja (2004); Cosson (2009, 2011); Rangel (2003); Rezende (2013) e Zumthor (2000). Desse modo, a abordagem deste trabalho recorreu a três aspectos: primeiro, um levantamento sobre as perspectivas do ensino da literatura e o letramento literário baseado, dentre outros textos, nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCMs) (2006) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio (PCNs) (2002); segundo, na discussão sobre as aulas temáticas como principal meio para a leitura literária; e, terceiro, a contextualização e análise dos dados. Chegou-se à conclusão de que, apesar de mais desafiador, ao priorizar a apreciação do texto literário os alunos passaram a vê-lo também através de uma nova perspectiva e começaram a se permitir assumir uma postura crítica em frente desses textos.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino de literatura com aulas temáticas ministradas no PAESPE.pdf3.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.