Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9029
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Barros, Amauri da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2316330818429673 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Guerra, Ediel Azevedo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0278809014425200 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Givaldo Oliveira dos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2811899043438299 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Barros, José da Silva | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3446473690757797 | pt_BR |
dc.creator | Carlos, Lucas de Morais | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5572628127804447 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-05-09T14:46:55Z | - |
dc.date.available | 2022-05-09 | - |
dc.date.available | 2022-05-09T14:46:55Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-11 | - |
dc.identifier.citation | CARLOS, Lucas de Morais. Resolução de problemas através do método pictórico: explorando o modelo barras. 2022. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9029 | - |
dc.description.abstract | Teaching mathematics in Brazil is a topic that has been discussed for a long time, always evolving and finding new aspects to be discussed. Maintaining the generality, the same refers to the teaching of algebra, emphasizing the transitive process of arithmetic-algebra. In this way, this work aims to verify the effectiveness of the bar model in the transitive process Arithmetic-Algebra in students of the sixth and seventh year of elementary school. With regard to mathematics, Dotti (2016), Queiroz (2014) and Baldin (2013) point out the problems as primary sources of mathematical knowledge, giving relevance to the problem solving method provided with the bar model, where its application in the classroom The classroom has been discussed from different angles. The arithmetic-algebra transition process has not been an easy task for elementary school teachers, so this research uses the problem solving methodology with the bar model in order to analyze the contributions to the teaching of pre-algebra. , through the impressions and formative evaluations made during the application of some workshops. With this, this work leads the reader to reflect on new methods of teaching pre-algebra, increasing the theoretical contribution and knowledge about new methodologies for teaching mathematics. In view of the considerable acceptance that the model obtained among the participants. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Transição aritmética – Álgebra | pt_BR |
dc.subject | Modelo de barras | pt_BR |
dc.subject | Resolução de problemas | pt_BR |
dc.subject | Método de ensino | pt_BR |
dc.subject | Arithmetic Transition - Algebra | pt_BR |
dc.subject | Bar Model | pt_BR |
dc.subject | Problem Solving | pt_BR |
dc.subject | Teaching Method | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.title | Resolução de problemas através do método pictórico: explorando o modelo barras | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Ensinar matemática no Brasil é um tema que vem sendo discutido a um bom tempo, sempre evoluindo e encontrando novos aspectos a serem discutidos. Mantendo a generalidade o mesmo se remete ao ensino de álgebra, enfatizando no processo transitivo aritmética-álgebra. Desta forma este trabalho tem como objetivo verificar a efetividade do modelo de barras no processo transitivo Aritmética- Álgebra em alunos do sexto e sétimo ano do ensino fundamental. No que se refere a matemática, Dotti(2016), Queiroz (2014) e Baldin (2013) apontam os problemas como fontes primárias do conhecimento matemático, dando relevância ao método de resolução de problemas munido do modelo de barras, onde sua aplicação em sala de aula vem sendo discutida por diversos ângulos. O processo de transição aritmética-álgebra não tem sido uma tarefa fácil para os professores do ensino fundamental, desta forma, esta pesquisa muni a metodologia de resolução de problemas com o modelo de barras de modo a analisar as contribuições para o ensino de pré-álgebra, através das impressões e avaliações formativas realizadas durante a aplicação de algumas oficinas. Com isto, este trabalho remete ao leitor uma reflexão a respeito de novos métodos de ensino de pré-álgebra, incrementando o aporte teórico e conhecimento sobre novas metodologias de ensino de matemática. Haja vista a considerável aceitação que o modelo obteve entre os participantes. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Resolução de problemas através do método pictórico - explorando o modelo barras..pdf | 1.89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.