00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9029
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barros, Amauri da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2316330818429673pt_BR
dc.contributor.referee1Guerra, Ediel Azevedo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0278809014425200pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Givaldo Oliveira dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2811899043438299pt_BR
dc.contributor.referee3Barros, José da Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3446473690757797pt_BR
dc.creatorCarlos, Lucas de Morais-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5572628127804447pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-09T14:46:55Z-
dc.date.available2022-05-09-
dc.date.available2022-05-09T14:46:55Z-
dc.date.issued2020-09-11-
dc.identifier.citationCARLOS, Lucas de Morais. Resolução de problemas através do método pictórico: explorando o modelo barras. 2022. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9029-
dc.description.abstractTeaching mathematics in Brazil is a topic that has been discussed for a long time, always evolving and finding new aspects to be discussed. Maintaining the generality, the same refers to the teaching of algebra, emphasizing the transitive process of arithmetic-algebra. In this way, this work aims to verify the effectiveness of the bar model in the transitive process Arithmetic-Algebra in students of the sixth and seventh year of elementary school. With regard to mathematics, Dotti (2016), Queiroz (2014) and Baldin (2013) point out the problems as primary sources of mathematical knowledge, giving relevance to the problem solving method provided with the bar model, where its application in the classroom The classroom has been discussed from different angles. The arithmetic-algebra transition process has not been an easy task for elementary school teachers, so this research uses the problem solving methodology with the bar model in order to analyze the contributions to the teaching of pre-algebra. , through the impressions and formative evaluations made during the application of some workshops. With this, this work leads the reader to reflect on new methods of teaching pre-algebra, increasing the theoretical contribution and knowledge about new methodologies for teaching mathematics. In view of the considerable acceptance that the model obtained among the participants.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTransição aritmética – Álgebrapt_BR
dc.subjectModelo de barraspt_BR
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectMétodo de ensinopt_BR
dc.subjectArithmetic Transition - Algebrapt_BR
dc.subjectBar Modelpt_BR
dc.subjectProblem Solvingpt_BR
dc.subjectTeaching Methodpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleResolução de problemas através do método pictórico: explorando o modelo barraspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEnsinar matemática no Brasil é um tema que vem sendo discutido a um bom tempo, sempre evoluindo e encontrando novos aspectos a serem discutidos. Mantendo a generalidade o mesmo se remete ao ensino de álgebra, enfatizando no processo transitivo aritmética-álgebra. Desta forma este trabalho tem como objetivo verificar a efetividade do modelo de barras no processo transitivo Aritmética- Álgebra em alunos do sexto e sétimo ano do ensino fundamental. No que se refere a matemática, Dotti(2016), Queiroz (2014) e Baldin (2013) apontam os problemas como fontes primárias do conhecimento matemático, dando relevância ao método de resolução de problemas munido do modelo de barras, onde sua aplicação em sala de aula vem sendo discutida por diversos ângulos. O processo de transição aritmética-álgebra não tem sido uma tarefa fácil para os professores do ensino fundamental, desta forma, esta pesquisa muni a metodologia de resolução de problemas com o modelo de barras de modo a analisar as contribuições para o ensino de pré-álgebra, através das impressões e avaliações formativas realizadas durante a aplicação de algumas oficinas. Com isto, este trabalho remete ao leitor uma reflexão a respeito de novos métodos de ensino de pré-álgebra, incrementando o aporte teórico e conhecimento sobre novas metodologias de ensino de matemática. Haja vista a considerável aceitação que o modelo obteve entre os participantes.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Resolução de problemas através do método pictórico - explorando o modelo barras..pdf1.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.