00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8953
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fumes, Neiza de Lourdes Frederico-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8834824295660511pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes, Adna de Almeida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4061859895008214pt_BR
dc.contributor.referee2Paula, Aldir Santos de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8488349449965540pt_BR
dc.creatorSarmento, Viviane Nunes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3585393100374728pt_BR
dc.date.accessioned2022-04-29T20:23:24Z-
dc.date.available2022-04-29-
dc.date.available2022-04-29T20:23:24Z-
dc.date.issued2013-03-21-
dc.identifier.citationSARMENTO, Viviane Nunes. Práticas e diálogos de uma parceria colaborativa para a escolarização de um aluno surdo em escola pública do município de Craíbas/Alagoas. 2022. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8953-
dc.description.abstractWith this research our main goal was to develop collaboratively with the normal and multifunctional classroom teachers, actions focused at bilingual education, to assist in the development of a deaf student education in a regular school of Craíbas city, located in Alagoas state. In addition, we sought to develop collaboratively actions that could assist in the development of educational bilingual in a common school of Craíbas city along with classroom teachers of the common and multifunctional room . It was a collaborative approach that included the following participants: two female teachers, a common and a multifunction classroom and one second year of elementary school deaf student. For data collection, we used the following instruments: a field journal and semistructured interviews. Therefore, this research was formed with the theoretical support of linguists and speech therapists that argue about the issues of bilingualism and the Brazilian Sign Language in the deafness area (FERNANDES, 2012; GESSER, 2012, 2009; LACERDA, 2012, 2009, 2006; LODI, 2012, 2006; QUADROS, 2012, 2011.2008, 2006.2004, 1997, KARNOPP, 2004, among others), as well as professors who participate of the collaborative research proposal (CAPELLINI, 2004; IBIAPINA, 2008), since both cover the main objectives of this study. The actions and reflections indicated that collaboration facilitated dialogues situations between the participants involved and therefore the joint reflection of knowledge, practices, attitudes, new ideas and perceptions about the deaf person education in a bilingual approach. We also verified that, collaboration between the teachers and the researcher favored the expansion of Libras vocabulary of the deaf student, and consequently the process of understanding, learning and interaction.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBilinguismopt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectPesquisa Colaborativapt_BR
dc.subjectPrática Docentept_BR
dc.subjectBilingualismpt_BR
dc.subjectCollaborative Researchpt_BR
dc.subjectTeaching Practicept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAOpt_BR
dc.titlePráticas e diálogos de uma parceria colaborativa para a escolarização de um aluno surdo em escola pública do município de Craíbas/Alagoaspt_BR
dc.title.alternativePratices and dialogues to development a collaboratively research to assist a deaf student education in a regular school of Craíbas/ Alagoas citypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoCom esta pesquisa o nosso objetivo geral foi desenvolver colaborativamente, com professoras da sala de aula comum e da sala de recursos multifuncionais ações, visando à educação bilíngue, que auxiliassem no desenvolvimento da escolarização de um aluno surdo em uma escola regular municipal de Craíbas. Para tanto, utilizamos como referenciais teóricos autores que sustentam a proposição bilíngue e/ou a utilização da Língua Brasileira de Sinais no contexto educacional de pessoas surdas (FERNANDES, 2012; GESSER, 2012; KARNOPP, 2012, 2009; LACERDA, 2012; 2009; 2006; LODI, 2012; 2006; QUADROS, 2012; 2011; 2008; 2006; 2004; 1997; entre outros). Além disso, nos baseamos em estudiosos do campo da pesquisa colaborativa (CAPELLINI, 2004; IBIAPINA, 2008). Participaram desta pesquisa qualitativa, de abordagem colaborativa, duas professoras, sendo uma da sala de recursos multifuncionais e a outra da sala de aula comum. Ambas ensinavam um aluno surdo do segundo ano de Ensino Fundamental dessa mesma escola pública do município de Craíbas/AL. Para coleta de dados, foram utilizados os seguintes instrumentos: observações com registro em diário de campo, entrevistas semiestruturadas e sessões de reflexão. As ações e reflexões apontaram que a colaboração favoreceu situações de diálogos entre as envolvidas e, por conseguinte, a reflexão conjunta de conhecimentos, práticas, atitudes, ideias novas e percepções sobre a educação da pessoa surda em uma abordagem bilingue. Verificamos ainda que, a colaboração entre professoras e pesquisadora favoreceu a ampliação do vocabulário de Libras do aluno surdo e, consequentemente, o processo de compreensão, aprendizagem e interação.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.