00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8948
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bastos Filho, Jenner Barretto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5357464861909269pt_BR
dc.contributor.referee1Farias, Antonio Jose Ornellas Farias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3495570681770547pt_BR
dc.contributor.referee2Nery, Tiago-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0277301623015410pt_BR
dc.contributor.referee3Pereira, Maria Socorro Seixas-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8409575009099582pt_BR
dc.creatorCosta, Carla Caroline Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8215243066323157pt_BR
dc.date.accessioned2022-04-29T18:24:30Z-
dc.date.available2022-04-29-
dc.date.available2022-04-29T18:24:30Z-
dc.date.issued2020-03-17-
dc.identifier.citationCOSTA, Carla Caroline Souza. Uma sequência didática interdisciplinar sobre o estudo da física na prevenção dos acidentes de trânsito. 2022. 126f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8948-
dc.description.abstractFrom many different views obtained by the teaching of Science and Physics and considering as a basis the educational guidelines set by the National Curriculum Parameters (PCN), this paper talks about an educational project on the study of physics in the prevention of traffic accidents. The entire project was developed by teaching skills with aim of help students learning for themselves. The project was developed in one 1nd year high school classes at a school in Boca da Mata City, Alagoas. The research data collection was made from the application of the modules, the observations made by the teacher and the activities developed during the application of the didactic sequence produced as a product of this work. All procedures were conducted to think over an answer to the question: Would it be possible for first graders to understand that it is plausible to associate physics with traffic accident prevention? The research, resulted in this paper, is a continuation of discussions aimed to comprehend the role of the professor of physics in high school and serves as support to foment further research in the area.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAcidentes de trânsito - Físicapt_BR
dc.subjectAcidentes - Prevençãopt_BR
dc.subjectPhysics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectTraffic accidents - Physicspt_BR
dc.subjectAccidents - Preventionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.titleUma sequência didática interdisciplinar sobre o estudo da física na prevenção dos acidentes de trânsitopt_BR
dc.title.alternativeAn interdiciplinary didatic sequence on the study of physics in the prevention of traffic accidentspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoDiante das concepções obtidas mediante o ensino de Ciências e ensino de Física, tendo por embasamento as orientações educacionais apresentadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), este trabalho apresenta um projeto de ensino a partir do estudo da Física na prevenção dos acidentes no trânsito. Todo o projeto foi fundamentalmente desenvolvido tendo por embasamento um ensino pautado no desenvolvimento de habilidades e competências, possibilitando aos alunos atuarem como protagonistas do próprio aprendizado. O projeto foi aplicado com uma turma do 1o ano do ensino médio de uma escola do município de Boca da Mata, Alagoas. A coleta de dados da pesquisa foi feita a partir da aplicação dos módulos, das observações feitas pela professora e das atividades desenvolvidas durante a aplicação da sequência didática produzida como produto deste trabalho. Todos os procedimentos foram realizados buscando esboçar uma resposta para a questão: Seria possível fazer com que alunos de primeiro ano compreendam que é plausível associar a Física à prevenção de acidentes no trânsito? A pesquisa que resultou neste ensaio é uma continuidade de uma série de discussões que visam esclarecer o papel do professor de Física no ensino médio, servindo como suporte para futuras pesquisas a serem desenvolvidas na área.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uma sequência didática interdiciplinar sobre o estudo da física na prevenção dos acidentes de trânsito.pdf2.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.