00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8888
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Nascimento, Elton Malta-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9290548756209369pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Regina Simplício-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1153686215312640pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Maria Socorro Seixas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8409575009099582pt_BR
dc.creatorCruz, Thales Allan Santos da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1240283760105526pt_BR
dc.date.accessioned2022-04-18T22:02:08Z-
dc.date.available2022-04-15-
dc.date.available2022-04-18T22:02:08Z-
dc.date.issued2021-12-16-
dc.identifier.citationCRUZ, Thales Allan Santos da. O ensino do problema da radiação de corpo negro por meio de ambientes virtuais de aprendizagem: análise e inserção através do Google meet aliado ao Phet simulations. 2022. 201f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8888-
dc.description.abstractThis dissertation proposes to High School Teachers a way to work with concepts related to the Blackbody Radiation Problem using Videoconferencing rooms, the PHET Simulations tool and Virtual Learning Environments (AVA) for this purpose. With this writing, we have the purpose of stimulating the desire to learn Physics in students, through the handling of digital resources and available on the World Wide Web. As well as awakening in the Physics Teacher the desire to approach new content, using innovative methodologies and differentiated didactic resources that suit the current pandemic situation or in any adverse situations. To this end, an educational product focused on the investigative perspective was developed, aimed at Basic Education Teachers, so that, equipped with it, they can ensure quality and good professional performance in remote teaching scenarios, sometimes difficult to find and engage by the students. The Product was applied in a Private School in the Capital of the State of Alagoas, Maceió. Third and second grade high school students participated in this research, divided into: test class – we randomly selected three students from each year to join the group - and control class - which was not exposed to the educational product, only spectators of conventional classes - all of them with internet access. In the application, the Professor showed the students a didactic sequence, which is divided into six modules, initially proposing a discussion on simple concepts of body color, in addition to suggesting to the learners the search for more complex concepts, bringing them to the fore in the moments later. Then it was necessary to use simulators and graphics construction programs, culminating in the production of concept maps. As we will see below, the use of digital tools to teach the content of Black Body Radiation has proved to be a splendid alternative in the teaching-learning process of Modern and Contemporary Physics.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFísica – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectRadiação de corpo negropt_BR
dc.subjectRecursos digitaispt_BR
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectPhysics Teachingpt_BR
dc.subjectBlack Body Radiation Problempt_BR
dc.subjectVirtual Learning Environmentspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.titleO ensino do problema da radiação de corpo negro por meio de ambientes virtuais de aprendizagem: análise e inserção através do Google meet aliado ao Phet simulationspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação propõe aos Professores do Ensino Médio uma forma de trabalhar conceitos relacionados ao Problema da Radiação de Corpo Negro utilizando para isto, salas de Videoconferência, a ferramenta PHET Simulations e Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Temos com este escrito, o propósito de estimular a vontade de aprender Física nos alunos, através do manuseio de recursos digitais e disponíveis na Rede Mundial de Computadores. Como também despertar no Docente de Física a vontade de abordar novos conteúdos, utilizando-se de metodologias inovadoras e recursos didáticos diferenciados que se adequam a situação pandêmica atual ou em quaisquer situações adversas. Com este fim, foi desenvolvido um produto educacional focado na perspectiva investigativa, destinado para os Professores da educação básica, afim de que munidos com ele, possam assegurar a qualidade e bom desempenho profissional em cenários de ensino remoto, por vezes de difícil ambientação e engajamento por parte dos alunos. O Produto foi aplicado em uma Escola Particular da Capital do Estado de Alagoas, Maceió. Participaram desta pesquisa alunos da terceira e da segunda série do Ensino Médio, divididos em: turma teste - selecionamos aleatoriamente três alunos de cada ano para integrar o grupo - e turma controle - que não foi exposta ao produto educacional, somente foram espectadores das aulas convencionais – todos eles com acesso a internet. Na aplicação, o Professor exibiu para os alunos uma sequência didática, que está dividida em seis módulos, propondo inicialmente uma discussão sobre conceitos simples de cor dos corpos, além de sugerir aos aprendizes a busca de conceitos mais complexos trazendo-os à baila nos momentos posteriores. Em seguida fez-se necessário o uso de simuladores e programas de construção de gráficos, culminando com a produção de mapas conceituais. Como veremos a diante, o uso de ferramentas digitais para ensinar o conteúdo de Radiação do Corpo Negro se mostrou uma esplendida alternativa no Processo de ensino-aprendizagem de Física Moderna e Contemporânea.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.