00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IQB Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8818
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Reinaldo Augusto Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8290976377423940pt_BR
dc.contributor.referee1López, Ana Maria Queijeiro-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8418-3507pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4034568781881997pt_BR
dc.contributor.referee2Mendonça, André Augusto Ribeiro-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-1273-8566pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8440513200052293pt_BR
dc.creatorNascimento, Adriano José da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9437105008814673pt_BR
dc.date.accessioned2022-04-05T22:04:39Z-
dc.date.available2022-04-05-
dc.date.available2022-04-05T22:04:39Z-
dc.date.issued2022-02-23-
dc.identifier.citationNascimento, Adriano José Silva. Química dos Medicamentos: Proposta de Sequência didática. 2022. 68 f. Monografia (Trabalho de conclusão de curso em Química : Licenciatura) - Instituto de Química e Biotecnologia, Curso de Graduação em Química, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8818-
dc.description.abstractFaced with the large production of medicines, a series of problems arise regarding environmental contamination and public health. Questions such as: what are the dangers of self-medication? How to properly dispose of expired or leftover medication? What is the difference between generic, similar and reference drugs? And how do organic functions, as curricular content, connect to everyday reality? In this regard, it is quite appropriate to use the theme Chemistry of Medicines as a generator of educational activities that contribute to an education focused on the aspirations of contemporary society, forming a subject who observes, reflects, understands and uses the languages of science to rationalize about the demands of everyday life and, consequently, make the right decisions. The present work reports the proposal of the teaching sequence involving the theme Chemistry of Medicines with activities that articulate conceptual, procedural and attitudinal contents that relate science, technology, society and environment, and provide the development of competences and abilities in the domains of representation and communication, research and understanding, and sociocultural contextualization.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMedicamentospt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectDrugspt_BR
dc.subjectTeaching sequencept_BR
dc.subjectHigh schollpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleQuímica dos medicamentos: proposta de sequência didáticapt_BR
dc.title.alternativeDrug Chemistry: Proposal for Didactic Sequencept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoDiante da grande produção de medicamentos, surge uma série de problemas no tocante a contaminação ambiental e saúde pública. Indagações como: quais os perigos da automedicação? Como descartar adequadamente medicamentos vencidos ou de sobra de tratamento? Qual a diferença entre os medicamentos genéricos, similares e de referência? E como as funções orgânicas, enquanto conteúdo curricular se conectam a realidade cotidiana? No tocante a isto, é bastante adequado utilizar o tema Química dos medicamentos como gerador de atividades educativas que contribuam para uma educação voltada aos anseios da sociedade contemporânea, formando sujeito que observa, reflete, compreende e se utiliza das linguagens próprias da ciência para racionalizar acerca das demandas do quotidiano e por consequência tomar decisões acertadas. O presente trabalho relata a proposta de uma sequência de ensino envolvendo o tema Química dos medicamentos com atividades que articulam conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais que relacionam ciência, tecnologia, sociedade e ambiente, e propiciam o desenvolvimento de competências e habilidades nos domínios da representação e comunicação, investigação e compreensão, e contextualização sociocultural.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Quimica dos medicamentos proposta de sequencia didatica.pdf1.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.