00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8734
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Alves, Maria Dolores Fortes-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2292-8518pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4130544132802418pt_BR
dc.contributor.referee1Mercado, Elisangela Leal de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2713240004237441pt_BR
dc.contributor.referee2Barros, Abdizia Maria Alves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8978186925444582pt_BR
dc.creatorSilva, Luiz Eduardo Vieira da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9209626894799152pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-21T05:46:57Z-
dc.date.available2022-03-21-
dc.date.available2022-03-21T05:46:57Z-
dc.date.issued2020-11-21-
dc.identifier.citationSILVA, Luiz Eduardo Vieira da. Contribuições dos jogos cooperativos e esportes coletivos para o desenvolvimento de habilidades sociais e pedagógicas em crianças com transtorno do espectro autista. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8734-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento - Esportespt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleContribuições dos jogos cooperativos e esportes coletivos para o desenvolvimento de habilidades sociais e pedagógicas em crianças com transtorno do espectro autistapt_BR
dc.title.alternativeContributions of cooperative games and team sports to development of social and pedagogical skills in children with autism spectrum disorderpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoNeste artigo que teve como objetivo investigar como os esportes coletivos e jogos cooperativos podem contribuir para o desenvolvimento de habilidades sociais e pedagógicas em crianças com Transtorno do Espectro Autista, apresento questionamentos de como os jogos cooperativos e esportes coletivos podem ser estratégias a serem utilizadas para estimular o desenvolvimento dessas crianças. Em uma metodologia qualitativa de caráter bibliográfico (GODOY, 1995), utilizou-se os estudos de pensadores clássicos como Vygotsky (1993; 2004), Piaget (1970), bem como, pensadores contemporâneos, a exemplo de Gadia et al (2004) Cunha (2017; 2018; 2019), Alves (2009; 2016), que por meio de suas pesquisas abordam a temática discutida nesta pesquisa, e tentam fazer a diferença no modelo de Educação Inclusiva atual. Os resultados da pesquisa demonstraram que a socialização é uma das principais áreas de déficit em crianças como autismo, logo os professores podem ficar angustiados e confusos acerca de quais estratégias de ensino podem ser utilizadas para desenvolver as habilidades sociais das crianças, neste sentido, os resultados observados é que os jogos cooperativos e esportes coletivos podem estimular essa inserção no meio social, contribuindo para a sua comunicação e consequentemente em sua aprendizagem, já que sua autoestima e seu conhecimento como sujeito que pertence ao grupo vão favorecer no processo da aquisição pedagógica.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.