00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CEDU Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8657
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Adriana Cavalcanti dos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4556-282Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6659666517367641pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Weider Alberto Costa-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0406-7862pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8737821765668655pt_BR
dc.contributor.referee2Candeias, Cezar Nonato-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2138600190152396pt_BR
dc.creatorLima, Carolina Francina Gomes Almeida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9576549895909209pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-09T21:28:27Z-
dc.date.available2023-03-09-
dc.date.available2022-03-09T21:28:27Z-
dc.date.issued2020-03-21-
dc.identifier.citationLIMA, Carolina Francina Gomes Almeida. Narrativas reflexivas sobre o uso da tecnologia da informação e comunicação na formação inicial docente: desvelando experiências e possibilidades de práticas profissionais. 2022. 16 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação ) – Centro de Educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação , Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8657-
dc.description.abstractThis article analyzes the reflective narratives of the students of the Pedagogy course at the Federal University of Alagoas (Ufal) about the use of Information and Communication Technologies (ICT) in their initial training and how this technological methodology can assist them in working with students of the basic education. The methodology adopted in this research was based on a qualitative approach and was theoretically based on authors such as: Kenski (2007), Souza; Souza (2010), Silva and Viana (2019), Severino (2007), Almeida and Valente (2012). For the collection of reflective narratives, interviews were conducted with students from the 5th and 9th periods, with the objective of reflecting on the work with ICT during the course, highlighting the positive and negative points of this use for the professional development of future teachers. The results indicate the use of technologies in the university / Pedagogy course; and, also, the difficulties in dealing with technological development and the influence of ICT in the teacher-student relationship in the future professional field of the pedagogue.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Especialização em Estratégias Didáticas para Educação Básica com uso das TICpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectInitial formationpt_BR
dc.subjectNarrativespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleNarrativas reflexivas sobre o uso da tecnologia da informação e comunicação na formação inicial docente: desvelando experiências e possibilidades de práticas profissionaispt_BR
dc.typeEspecializaçãopt_BR
dc.description.resumoEste artigo analisa as narrativas reflexivas das alunas do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em sua formação inicial e como essa metodologia tecnológica poderá auxiliá-las no trabalho com alunos da educação básica. A metodologia adotada, nesta pesquisa, teve por base uma abordagem qualitativa e fundamentou-se teoricamente em Kenski (2007), Souza; Souza (2010), Silva e Viana (2019), Severino (2007), Almeida e Valente (2012). Para a coleta das narrativas reflexivas foram realizadas entrevistas com alunas dos 5° e 9° períodos. As referidas entrevistas tiveram por objetivo a reflexão sobre o trabalho com as TIC durante o curso, destacando os pontos positivos e negativos desse uso para o desenvolvimento profissional dos futuros professores. Os resultados apontam a ocorrência do uso das tecnologias na universidade/curso de Pedagogia; e, também, as dificuldades em lidar com o desenvolvimento tecnológico e a influência das TIC na relação professor-aluno no futuro campo profissional do pedagogo.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.