00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8644
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Souza, Silvana Paulina de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4237683604411139pt_BR
dc.contributor.referee1Messeder Neto, Hélio da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5284620682449345pt_BR
dc.contributor.referee2Gama, Carolina Nozella-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8665460410864833pt_BR
dc.creatorSantos, Laure Monique Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9160679093387592pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-06T21:58:29Z-
dc.date.available2022-03-06-
dc.date.available2022-03-06T21:58:29Z-
dc.date.issued2021-05-28-
dc.identifier.citationSANTOS, Laure Monique Silva. Concepções dos professores de educação infantil sobre o ensino de ciências naturais. 2022. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8644-
dc.description.abstractThis study aimed to analyze how the conceptions of Kindergarten teachers about the Teaching of Natural Sciences can promote reflection and the organization of significant pedagogical actions in this first stage of Basic Education. As well as discussing actions intentionally organized by the teacher in their Teaching actions so that the child interacts with the environment, understands it and participates in its transformations, enabling the construction of knowledge from the initial stages of formal education without losing focus, thinking about a developmental learning process. When we refer to Science Teaching in Early Childhood Education, we emphasize the possibility of children developing their potential to understand what is around them, recognizing themselves as a subject of rights, building their own autonomy through intentional and organized pedagogical actions, in a perspective distant from the plastered teaching, which understands the child as a tabula rasa. As a theoretical framework, we use the following authors: Saviani (2006), Marsiglia (2011), Arce; Silva and Varotto (2011), among others. This study consists of a reflection on the importance of Science Teaching for the integral development of children, with the relevance of showing that all children have potential, are thinking subjects who build hypotheses from an early age. In order to reach the proposed objectives, we applied questionnaires with Kindergarten teachers in the city of Maceió, Alagoas. The responses of 12 teachers were analyzed. It was possible to make a content analysis of the teachers' answers and deepen the subject thinking about new possibilities and strategies for Science Teaching in Early Childhood Education from the perspective of historical-critical pedagogy.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectPedagogia Histórico-Críticapt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectEarly Childhood Educationpt_BR
dc.subjectHistorical-Critical Pedagogypt_BR
dc.subjectScience teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARpt_BR
dc.titleConcepções dos professores de educação infantil sobre o ensino de ciências naturaispt_BR
dc.title.alternativeConceptions of early childhood teachers about the teaching of natural sciencespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsse estudo teve como objetivo geral analisar de que forma as concepções dos professores de Educação Infantil sobre o Ensino de Ciências Naturais podem promover a reflexão e a organização de ações pedagógicas significativas nessa primeira etapa da Educação Básica. Assim como, discutir ações intencionalmente organizadas pelo professor nas suas ações de Ensino a fim de que a criança interaja com o meio, o entenda e participe das suas transformações, possibilitando a construção dos conhecimentos desde as etapas iniciais da educação formal sem perder o foco, pensando em um processo de aprendizagem desenvolvente. Quando nos referimos ao Ensino de Ciências na Educação Infantil ressaltamos a possibilidade de a criança desenvolver as suas potencialidades para compreensão do que está ao seu redor, reconhecendo-se como sujeito de direitos, construindo a própria autonomia por meio de ações pedagógicas intencionadas e organizadas, numa perspectiva distante do ensino engessado, que entende a criança como uma tabula rasa. Como referencial teórico, utilizamos os autores: Saviani (2006), Marsiglia (2011), Arce; Silva e Varotto (2011), dentre outros. Esse estudo consiste em uma reflexão sobre a importância do Ensino de Ciências para o desenvolvimento integral da criança, tendo como relevância, mostrar que todas as crianças são detentoras de potencialidades, são sujeitos pensantes que constroem hipóteses desde muito cedo. Para alcançar os objetivos propostos, aplicamos questionários com professores da Educação Infantil do município de Maceió, Alagoas. Foram analisadas as respostas de 12 professores. Foi possível fazer uma análise de conteúdo das respostas dos docentes e aprofundar o assunto pensando em novas possibilidades e estratégias para o Ensino de Ciências na Educação Infantil sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Concepções dos professores de educação infantil sobre o ensino de ciências naturais.pdf2.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.