06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8593
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fechine, José Alegnoberto Leite-
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0122734956600182pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Roberval Felippe Pereira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/544659235923160pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Luã Karll de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7621696283369031pt_BR
dc.creatorLima, José Claudio Ramalho de Lima-
dc.date.accessioned2022-03-02T17:31:17Z-
dc.date.available2022-03-02-
dc.date.available2022-03-02T17:31:17Z-
dc.date.issued2022-02-12-
dc.identifier.citationLIMA, José Claudio Ramalho de. O ensino da Geografia nas séries finais do ensino fundamental, processo de aprendizagem na pandemia: um estudo bibliográfico. 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8593-
dc.description.abstractThe focus on teaching geography in the final grades of elementary school, as a learning process in the pandemic, is to continue a more attractive learning for a student, who can learn to be critical in the midst of the reality of teaching Geography content. Build more compelling possibilities in the face of methodologies, with prior planning of teaching so that the paths are with expected results. Aiming to develop geographic knowledge for students in the teaching of the final grades of fundamental, so that it can facilitate significant knowledge in the face of their constant reflection on the contents of the curricular component of Geography, thus enabling a more active interaction in the midst of the reality of each student, both in the classroom and at home. In this context, in the midst of the coronavirus pandemic, the work was developed in a bibliographic study. This justifies that teaching has been evolving, with new paths to be followed, always giving the teacher space to recycle their new realities and always looking for a better reality in the face of the methodological processes that can be worked in the classroom, as well as for their own reality. , from a simple location in your neighborhood, as well as making your way home from school. Concluding that the pedagogical process in front of a cartography class must always be something alive, so that it can create mechanisms of choices, as well as its own formulations on the topics covered. The teaching and learning of Geography, in the face of the challenges of a remote class, can bring good results, as well as bad results, however the work must be passed on so that children and young people can learn and understand the content.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.subjectTeaching of Geographypt_BR
dc.subjectKnowledgept_BR
dc.subjectTeaching learningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleO ensino da Geografia nas séries finais do ensino fundamental, processo de aprendizagem na pandemia: um estudo bibliográficopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO foco no ensino da geografia nas séries finais do ensino fundamental, como processo de aprendizagem na pandemia é dar continuidade a uma aprendizagem mais atrativa para o aluno, que possa aprender a ser crítico em meio a realidade do ensino dos conteúdos da Geografia. Construir possibilidades mais contundentes diante das metodologias, com planejamento prévio de ensino para que os caminhos sejam com resultados esperados. Tendo como objetivo desenvolver saberes geográficos para os alunos no ensino das séries finais do fundamental, para que possa facilitar os conhecimentos significativos diante de sua reflexão constantemente sobre os conteúdos do componente curricular de Geografia, possibilitando assim uma interação mais ativa em meio a realidade de cada aluno, tanto em sala como em suas residências. Neste contexto, em meio a pandemia do coronavírus o trabalho se desenvolveu em um estudo bibliográfico. Com isso justifica que o ensino vem evoluindo, com novos caminhos para serem trilhados, dando sempre espaço para o professor reciclar as suas novas realidades e procurar sempre uma melhor realidade diante dos processos metodológicos que podem ser trabalhados em sala, assim como para sua própria realidade, desde uma simples localização em seu bairro, assim como fazer o seu trajeto da escola para sua casa. Concluindo que o processo pedagógico diante de uma aula de cartografia deve ser sempre algo vivo, para que com isso possa criar mecanismos de escolhas, assim como formulações próprias sobre os assuntos abordados. O ensino aprendizagem da Geografia, diante dos desafios de uma aula remota podem aflorar bons resultados, assim como maus resultados, contudo o trabalho deve ser passado para que as crianças e os jovens possam aprender e compreender o conteúdo.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.