00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8469
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva Sobrinho, Helson Flávio da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9678771021912570pt_BR
dc.contributor.referee1Ramires, Lidia Maria Marinho da Pureza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2166762174995535pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Ligia dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6465685437690786pt_BR
dc.creatorMagalhães, Anne Dayse Barbosa Sousa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9317698021894359pt_BR
dc.date.accessioned2022-02-10T21:47:27Z-
dc.date.available2022-01-17-
dc.date.available2022-02-10T21:47:27Z-
dc.date.issued2021-03-01-
dc.identifier.citationMAGALHÃES, Anne Dayse Barbosa Sousa. A formação de leitores/as e a análise do discurso: desnaturalizando as evidências de sentido produzidas pelas fake news. 2022. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - PROFLETRAS) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Letras e em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8469-
dc.description.abstractThis dissertation is the result of an action research developed at PROFLETRAS with the objective of analyzing the reading gestures of the ninth grade students in an elementary school in the municipality of Girau do Ponciano / AL on the effects of sense evidence produced by Fake News that circulated about the new coronavirus in 2020. The research aimed to create reading strategies capable of, together with students, identifying Fake News and problematizing the gestures of interpretation that lead so many people to fall easily into this network of Fake News. We start from the assumption that the school responsibility it is to form critical readers and this implies questioning, the superficial and uncritical reading present in the Digital Age. Thus, especially the Portuguese teacher, needs to produce practices that favor the formation of critical readers in the face of the spreading of Fake News. The methodology is qualitative. The collected data were analyzed using the concepts of Discourse analysis (DA). For this purpose, this paper is based on: Florencio et al. (2009), Mariani (2018), Orlandi (2007, 2009, 2012), Pêcheux (2008, 2014). Through research carried out among students, we observed that 85% are informed through social networks and only 6.8% consider themselves well informed. By the development of activities that discussed and analyzed the constitution, formulation and circulation of meanings deriving from Fake News, the students concluded that it is important to have a critical reading capable of combating the spread of Fake News.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - ProfLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectFake newspt_BR
dc.subjectProdução de sentidos - Evidênciapt_BR
dc.subjectFormação de leitores - Ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectDiscourse analysispt_BR
dc.subjectFake newspt_BR
dc.subjectProduction of meanings - Evidencept_BR
dc.subjectTraining of readers - Elementary educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleA formação de leitores/as e a análise do discurso: desnaturalizando as evidências de sentido produzidas pelas fake newspt_BR
dc.title.alternativeThe formation of readers and the analysis of discourse: denaturalizing the evidence of meaning produced by fake newspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação é resultado de uma pesquisa-ação desenvolvida no PROFLETRAS com o objetivo de analisar os gestos de leitura dos/as alunos/as do 9o ano de uma escola de Ensino Fundamental do município de Girau do Ponciano/AL sobre os efeitos de evidências de sentido produzidas pelas Fake News que circularam sobre o novo coronavírus no ano de 2020. A pesquisa buscou criar estratégias de leitura capazes de, junto com os/as estudantes, identificar Fake News e problematizar os gestos de interpretação que levam tantas pessoas a caírem facilmente nessa rede de notícias falsas. Partimos do pressuposto que cabe à escola o papel de formar leitores/as críticos/as e isso implica questionar a leitura superficial e acrítica presente na chamada era digital. Assim, o/a professor/a, especialmente de Língua Portuguesa, precisa produzir práticas que favoreçam a formação de leitores/as críticos/as diante da proliferação das Fake News. Nossa metodologia é de cunho qualitativo. Os dados coletados foram analisados a partir dos conceitos da Análise do Discurso (AD). Para tanto, este trabalho teve como base teórica os/as seguintes autores/as: Florencio et al. (2009), Mariani (2018), Orlandi (2007, 2009, 2012), Pêcheux (2008, 2014). Através de pesquisa realizada entre os/as alunos/as, observamos que 85% se informam através de redes sociais e, somente, 6,8% se consideram bem informados/as. Com o desenvolvimento das atividades que discutiam e analisavam a constituição, a formulação e a circulação de sentidos advindos das Fake News, os/as alunos/as concluíram pela importância de uma leitura crítica capaz de combater a disseminação de notícias falsas.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.