Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8298
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Borba, Sérgio da Costa | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8824696825693121 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Macedo, Roberto Sidnei | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4548303459275924 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Barros, Rachel Rocha de Almeida | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5324281252847854 | pt_BR |
dc.creator | Queiroz, Sandra Bomfim de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6592307119344994 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-01-06T23:07:43Z | - |
dc.date.available | 2022-01-06 | - |
dc.date.available | 2022-01-06T23:07:43Z | - |
dc.date.issued | 2011-04-01 | - |
dc.identifier.citation | QUEIROZ, Sandra Bomfim de. Curso de extensão com mestres de capoeira alagoanos: mediações e dispositivos nos processos formativos. 2022. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8298 | - |
dc.description.abstract | El estudio investiga los procesos de formación evidenciados en un curso de extensión universitária requerido por los maestros de capoeira de Alagoas organizados a través de su órgano de representación. El curso fue creado, desarrollado e implementado en forma conjunta. La investigación tiene como objetivo resaltar la dialógica entre las diferentes lógicas de producción de conocimiento en una formación que con el tiempo se caracteriza por procesos de metaformación. La metodología utilizada fue la etnopesquisa crítica y formativa que se centra en los relatos etnográficos, de la vida y la observación participante. El marco teórico y metodológico utilizado fue el pensamiento complejo y de varios referenciales. Los resultados apuntan a la dialógica entre lógicas diferentes de construcción del conocimiento de una belleza emocionante. Las estratégias metodológicas, mientras proceso de formación, desarrolladas por los maestros de capoeira en el ámbito acadêmico, atendiendo a disciplinas específicas, se han convertido en uno de los elementos más significativos en el proceso de investigación del curso. La evaluación de la capacitación en la formación se destaco en la investigación como uno de los procesos más importantes del curso. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Extensão universitária | pt_BR |
dc.subject | Processos formativos | pt_BR |
dc.subject | Capoeira | pt_BR |
dc.subject | Extensión universitária | pt_BR |
dc.subject | Procesos de formación | pt_BR |
dc.subject | Universidades e faculdades | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.title | Curso de extensão com mestres de capoeira alagoanos: mediações e dispositivos nos processos formativos | pt_BR |
dc.title.alternative | Curso de extensión con maestros de capoeira de Alagoas: mediacions y dispositivos en procesos de formación | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa investiga os processos formativos evidenciados em um curso de extensão universitária solicitado por mestres de capoeira de Alagoas, organizados através de sua entidade representativa. O curso foi concebido, elaborado e executado em conjunto. O objetivo da pesquisa é evidenciar a dialogicidade entre as lógicas distintas de produção de conhecimento durante uma formação que terminou por se caracterizar enquanto processo de metaformação. A metodologia utilizada foi a etnopesquisa crítica e formativa, privilegiando os relatos etnográficos, as narrativas de vida e a observação participante. O aporte teórico-metodológico utilizado foi o do pensamento complexo e multirreferencial. Os resultados apontam para a dialogicidade entre lógicas diferenciadas de construção de conhecimento de uma beleza emocionante. As estratégias metodológicas, enquanto processo formativo, desenvolvidas pelos mestres de capoeira no espaço acadêmico, ao ministrarem disciplinas específicas, tornou-se um dos elementos mais significativos no próprio processo de pesquisa e de avaliação do curso. A avaliação da formação na formação se evidenciou na pesquisa como um dos processos mais significativos do curso. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Curso de extensão com mestres de capoeira alagoanos - mediações e dispositivos nos processos formativos.pdf | 571.65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.