00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Borba, Sérgio da Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8824696825693121pt_BR
dc.contributor.referee1Macedo, Roberto Sidnei-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4548303459275924pt_BR
dc.contributor.referee2Barros, Rachel Rocha de Almeida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5324281252847854pt_BR
dc.creatorQueiroz, Sandra Bomfim de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6592307119344994pt_BR
dc.date.accessioned2022-01-06T23:07:43Z-
dc.date.available2022-01-06-
dc.date.available2022-01-06T23:07:43Z-
dc.date.issued2011-04-01-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Sandra Bomfim de. Curso de extensão com mestres de capoeira alagoanos: mediações e dispositivos nos processos formativos. 2022. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8298-
dc.description.abstractEl estudio investiga los procesos de formación evidenciados en un curso de extensión universitária requerido por los maestros de capoeira de Alagoas organizados a través de su órgano de representación. El curso fue creado, desarrollado e implementado en forma conjunta. La investigación tiene como objetivo resaltar la dialógica entre las diferentes lógicas de producción de conocimiento en una formación que con el tiempo se caracteriza por procesos de metaformación. La metodología utilizada fue la etnopesquisa crítica y formativa que se centra en los relatos etnográficos, de la vida y la observación participante. El marco teórico y metodológico utilizado fue el pensamiento complejo y de varios referenciales. Los resultados apuntan a la dialógica entre lógicas diferentes de construcción del conocimiento de una belleza emocionante. Las estratégias metodológicas, mientras proceso de formación, desarrolladas por los maestros de capoeira en el ámbito acadêmico, atendiendo a disciplinas específicas, se han convertido en uno de los elementos más significativos en el proceso de investigación del curso. La evaluación de la capacitación en la formación se destaco en la investigación como uno de los procesos más importantes del curso.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.subjectProcessos formativospt_BR
dc.subjectCapoeirapt_BR
dc.subjectExtensión universitáriapt_BR
dc.subjectProcesos de formaciónpt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdadespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleCurso de extensão com mestres de capoeira alagoanos: mediações e dispositivos nos processos formativospt_BR
dc.title.alternativeCurso de extensión con maestros de capoeira de Alagoas: mediacions y dispositivos en procesos de formaciónpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA pesquisa investiga os processos formativos evidenciados em um curso de extensão universitária solicitado por mestres de capoeira de Alagoas, organizados através de sua entidade representativa. O curso foi concebido, elaborado e executado em conjunto. O objetivo da pesquisa é evidenciar a dialogicidade entre as lógicas distintas de produção de conhecimento durante uma formação que terminou por se caracterizar enquanto processo de metaformação. A metodologia utilizada foi a etnopesquisa crítica e formativa, privilegiando os relatos etnográficos, as narrativas de vida e a observação participante. O aporte teórico-metodológico utilizado foi o do pensamento complexo e multirreferencial. Os resultados apontam para a dialogicidade entre lógicas diferenciadas de construção de conhecimento de uma beleza emocionante. As estratégias metodológicas, enquanto processo formativo, desenvolvidas pelos mestres de capoeira no espaço acadêmico, ao ministrarem disciplinas específicas, tornou-se um dos elementos mais significativos no próprio processo de pesquisa e de avaliação do curso. A avaliação da formação na formação se evidenciou na pesquisa como um dos processos mais significativos do curso.pt_BR
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