06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8297
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, José Roberto da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1251295413729665pt_BR
dc.contributor.referee1Rosa, Roberto Sávio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7420657151915135pt_BR
dc.contributor.referee2Vale, Eltern Campina-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4634436404721606pt_BR
dc.creatorLima, Sávio dos Santos-
dc.date.accessioned2022-01-06T18:30:46Z-
dc.date.available2021-01-06-
dc.date.available2022-01-06T18:30:46Z-
dc.date.issued2021-07-13-
dc.identifier.citationLIMA, Sávio dos Santos. O historiador-artista: a história sob a ótica da tragédia em “II consideração intempestiva” sobre a utilidade e os inconvenientes da história para a vida (1874). 2022. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8297-
dc.description.abstractThe present work proposed and elucidated the importance of using photography as a didactic resource in Geography Teaching in Elementary School II, the proposals were elaborated based on the didactic content of the book Geração Alpha: Geografia 6 the author Fernando do Santos Sampaio, published in 2018 and used by Maria Dulce Cavalcanti Feitoza Municipal School in Delmiro Gouveia - Alagoas, which was analyzed and carried out class plans, which proposed the use of photographs that were real and in accordance with the daily life and experience of county students. This work also aimed to analyze how the reading of space and the world happens through photography, acting as an instrument for this purpose in the teaching-learning process, considering the student as the subject in this process, seeking to understand how to place photography in an interdisciplinary way in the teaching of Geography. The results and conclusions obtained were that with the proposals presenteds in this work, they are effective and capable of overcoming the traditionalist of teaching Geography using photographs, allowing the student to achieve catharsis and criticality, in addition to the emancipation of their thoughts on socio-issues, promoting greater interaction between the student and the Geography discipline itself and the space they experience.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectNietzschept_BR
dc.subjectHistoriografiapt_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.subjectHistoriographypt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.subjectPhilosophypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::TEORIA E FILOSOFIA DA HISTORIApt_BR
dc.titleO historiador-artista: a história sob a ótica da tragédia em “II consideração intempestiva” sobre a utilidade e os inconvenientes da história para a vida (1874)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho propôs e elucidou a importância do uso da fotografia como recurso didático em ensino de Geografia no Ensino Fundamental II, as propostas foram elaboradas baseadas no conteúdo didático do livro Geração Alpha: Geografia 6 do autor Fernando do Santos Sampaio, publicado no ano de 2018 e utilizado pela Escola Municipal Maria Dulce Cavalcanti Feitoza em Delmiro Gouveia - Alagoas, o qual foi analisado e realizado planejamentos de aula, os quais propuseram o uso de fotografias que fossem reais e de acordo com o cotidiano e vivência dos estudantes do município. Nesse trabalho também objetivou-se analisar como a leitura do espaço, da paisagem e do mundo acontece por meio da fotografia, se fazendo de instrumento para esse fim no processo de ensino-aprendizagem, considerando a aluna(o) como sujeito nesse processo, buscando entender como colocar a fotografia de forma interdisciplinar no ensino da Geografia. Os resultados e conclusões obtidas foram que com as propostas trazidas nesse trabalho, se fazem eficazes e capazes de superar o método tradicionalista de ensino de Geografia usando fotografias, permitindo ao estudante atingir a catarse e a criticidade, além da emancipação de seus pensamentos sobre questões socioespaciais, promovendo maior interação entre o aluno ou aluna e a própria disciplina de Geografia e o espaço vivido por ele.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.