00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8284
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fireman, Elton Casado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8569068916474005pt_BR
dc.contributor.referee1Freitas, Marinaide Lima de Queiroz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0771452713521203pt_BR
dc.contributor.referee2Matos, Junot Cornélio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4627841295680114pt_BR
dc.contributor.referee3Barbosa, José Isnaldo de Lima-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3111088449226485pt_BR
dc.contributor.referee4Franco, Maria Joselma do Nascimento-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7354094251699882pt_BR
dc.creatorVasconcelos, Rosa Maria Oliveira Teixeira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4342890421232187pt_BR
dc.date.accessioned2021-12-29T23:48:02Z-
dc.date.available2021-12-17-
dc.date.available2021-12-29T23:48:02Z-
dc.date.issued2021-01-18-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Rosa Maria Oliveira Teixeira de. Licenciatura em Química: reflexão acerca das concepções de prática expressas na prática como componente curricular e no estágio supervisionado. 2021. 266 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8284-
dc.description.abstractThis research investigated the conceptions of practice in a degree course in classroom chemistry, in a unit of RFEPT, from the Supervised Internship and Practice as a Curriculum Component, aiming to understand the implications for teacher education. The investigation of a qualitative nature used as procedures/instruments for data collection and production: the documental analysis of the PPC of the course; the questionnaire with open and closed questions, with the students; and the semi-structured interview with the professors. Both the questionnaires and the interviews also aimed to outline the profile of the research subjects. The data were analyzed based on Bardin (2011) and Moraes (1999) and at the end were triangulated, so that we could verify the approximations, distances and contradictions between the data, originating from different procedures and subjects. The results confirm the initial theses, even though they show signs of a movement towards the consolidation of a new curricular organization, which was expressed during the investigation as a hybrid curriculum, in diffuse conceptions of practice, oscillating between a perspective of the epistemology of practice and as a praxis. The theory and practice relationship is declared as inseparable, but it is contradicted, both in the PPC and in the professors' speech. Among professors and students, there is a clear understanding that it is in the space of practices, whether in ES or PCC, that the teacher is trained to teach chemistry, demonstrating, despite the limits, an expanded view of practices both in the context of ES and PCC. The course covers 800 hours provided for in the guidelines for compliance with the practice in ES and PCC, which in this case is developed in 4 curricular components from the 1st to the 4th periods.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConcepções e práticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectQuímica – Formação inicial do professorpt_BR
dc.subjectRede Federal de Educação Profissional e Tecnologiapt_BR
dc.subjectPrática como Componente Curricularpt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectConception of practicept_BR
dc.subjectInitial training for chemistry teacherspt_BR
dc.subjectRFEPTpt_BR
dc.subjectPractice as a curricular componentpt_BR
dc.subjectSupervised internshippt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleLicenciatura em Química: reflexão acerca das concepções de prática expressas na prática como componente curricular e no estágio supervisionadopt_BR
dc.title.alternativeDegree in Chemistry: reflection on the concepts of practice expressed in practice as a curricular component and in supervised internshippt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa investigou as concepções de prática em um curso de licenciatura em química presencial, em uma unidade da RFEPT, a partir do Estágio Supervisionado e da Prática como Componente Curricular, objetivando compreender as implicações para a formação docente. A investigação de natureza qualitativa utilizou como procedimentos/ instrumentos de coleta e produção de dados: a análise documental do PPC do curso; o questionário com questões abertas e fechadas, com os estudantes; e a entrevista semiestruturada com os docentes. Tanto os questionários, quanto as entrevistas objetivaram também traçar o perfil dos sujeitos da pesquisa. Os dados foram analisados com base em Bardin (2011) e Moraes (1999) e ao final foram triangulados, a fim de que pudéssemos verificar as aproximações, distanciamentos e contradições entre os dados, originados de procedimentos e sujeitos variados. Os resultados ratificam as teses iniciais, muito embora apresentem indícios de um movimento de consolidação de uma nova organização curricular, que se expressou durante a investigação como um currículo híbrido, em concepções difusas da prática, oscilando entre uma perspectiva da epistemologia da prática e enquanto práxis. A relação teoria e prática é declarada como indissociável, mas é contradita, tanto no PPC, quanto na fala dos docentes. Entre os docentes e discentes é clara a compreensão de que é no espaço das práticas seja no ES ou na PCC que se forma o professor para o ensino de química, demonstrando apesar dos limites uma visão ampliada das práticas tanto no âmbito do ES quanto da PCC. O curso atende a 800h previsto nas diretrizes para cumprimento da prática no ES e PCC, que no caso é desenvolvido em 4 componentes curriculares a partir do 1º aos 4º períodos.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.