Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8259
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Barbosa, Isnaldo Isaac | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8346517003296057 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Silva, Elisa Fonseca Sena e | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3333867842573866 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Viviane de Oliveira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7168613854793428 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Lopes Neta, Natércia de Andrade | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4880247640523667 | pt_BR |
dc.creator | Vasconcelos, Allanny Karla Barbosa | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6200309085849093 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-12-23T05:02:56Z | - |
dc.date.available | 2021-12-22 | - |
dc.date.available | 2021-12-23T05:02:56Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-15 | - |
dc.identifier.citation | VASCONCELOS, Allanny Karla Barbosa. Uma proposta de eletiva para um itinerário formativo : a geometria e a cartografia da Terra. 2021. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Instituto de Matemática, Mestrado Profissional em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8259 | - |
dc.description.abstract | The present work aims to support teachers and schools in this new structure of secondary education, presenting an elective proposal that unites two areas of knowledge of the Common National Curriculum Base (BNCC): Mathematics and its technologies and Human and Social Sciences Applied. A priori, we carried out a documentary research based on the current educational legislation, focusing on Law No. 9394/96, Law No. 13.415/2017 and Resolution No. 3 of Nov. 2018. Next, we seek to present a synthesis of how this reform will restructure education and how the process of elaborating a training itinerary takes place. Then, we expose the vision of the National Council of Secretaries of Education (CONSED) about the components of training itineraries, defining concepts such as deepening, electives and life project. Finally, we formulated a syllabus for the elective “The Geometry and Cartography of Planet Earth”, organizing it in a didactic sequence, in order to guide the teacher in their methodologies and practices. The elective explores notions of spherical geometry as well as cartography, in addition to containing practical experiments and study material that will serve as a basis, being possible adjustments according to school needs. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Disciplina eletiva | pt_BR |
dc.subject | Itinerário formativo | pt_BR |
dc.subject | Geometria esférica | pt_BR |
dc.subject | Cartografia | pt_BR |
dc.subject | High School | pt_BR |
dc.subject | Elective | pt_BR |
dc.subject | Formative Itinerary | pt_BR |
dc.subject | Spherical Geometry | pt_BR |
dc.subject | Cartography | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.title | Uma proposta de eletiva para um itinerário formativo - a geometria e cartografia da Terra | pt_BR |
dc.title.alternative | A proposed elective for formative itinerary: earth geometry and cartography | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem por objetivo apoiar os professores e as escolas nessa nova estruturação do ensino médio, apresentando uma proposta de eletiva que une duas áreas do conhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): a Matemática e suas tecnologias e a Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. A priori, realizamos uma pesquisa documental pautada na legislação educacional vigente, tendo como foco a Lei n° 9394/96, a Lei no 13.415/2017 e a Resolução n° 3 de nov. 2018. Em seguida, buscamos expor uma síntese de como essa reforma irá reestruturar o ensino e como se dá o processo de elaboração de um itinerário formativo. Depois, expomos a visão do Conselho Nacional dos Secretários da Educação (CONSED) acerca dos componentes dos itinerários formativos, definindo lhes conceitos como aprofundamentos, eletivas e projeto de vida. Por fim, formulamos uma ementa para a eletiva “A Geometria e Cartografia do Planeta Terra”, organizando-a em uma sequência didática, a fim de direcionar o professor em suas metodologias e práticas. A eletiva explora noções de geometria esférica como também de cartografia, além de contém experimentos práticos e um material de estudo que servirá como uma base, sendo possível ajustes conforme a necessidade escolar. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Uma proposta de eletiva para um itinerário formativo - a geometria e cartografia da Terra.pdf | 3.36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.